JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
Por: Andressa Manrich • 11/6/2019 • Relatório de pesquisa • 267 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
C.E.I IRMA KEMPNER DE FARIAS
PROJETO: CONTOS E CANTOS QUE ENCANTAM
[pic 1]
PROFESSORAS: ROSENILDA E JOSIANE
TURMA: MATERNAL 1 A
2019
JUSTIFICATIVABETIELHEIM, Bruno, A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra,2004.
Os contos e cantos estão envolvidos no mundo maravilhoso da criança antes mesmo dela ser letrada por meio de uma linguagem simbólica. E através desses contos e cantos a criança constrói uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem. É neste gênero (contos) que aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam.
Segundo (BETTELHEIM, 2004, p. 20):
Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança.
Pensando nisso, nos remetemos aos valores que estamos incutindo em nossas crianças, respeitando seus limites, buscando entender seus sentimentos e ajudando-os a superá-los de uma forma lúdica e formativa.
OBJETIVO GERAL
Compreender que os contos e cantigas são instrumentos de aprendizagem e se introduzidas de forma prazerosa, com ferramentas lúdicas, permitem as crianças explorarem mundos diferentes dos seus, reais ou imaginários, dando significado para o seu ensino e aprendizagem.
OBJETIVOS GERAIS
...