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Jogos Eletrônicos em Sala de Aula

Por:   •  20/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  500 Visualizações

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 FP077 – As TIC na sala de aula. Aplicações didáticas e utilização de recursos

Trabalho conv. ordinária

Código: FP 077

Nome e sobrenome dos alunos:

Ademar Rodrigues Meireles

  Isabel Cristina Marins Paschoal

Ivanilda Alves de Oliveira

Simone de Melo Carvalho

Grupo:08

Data: 20/11/20


Contexto de Ensino

Local - Escola Municipal Estadual de Ensino Médio …..

Cidade - xxxxxx   Estado - xxxxx

Série -  7ª    

Número de Estudante - 20 alunos    Nacionalidade - brasileira

Idade - de 11 aos 13 anos

Disciplina: Língua Portuguesa

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Tornar as aulas de literatura mais significativas com o uso de dispositivos móveis, do aplicativo QR Code e jogos. Oferecer uma aprendizagem proativa e investigativa.

Objetivos Específicos

  • Apresentar o aplicativo QR Code para os alunos e sua aplicabilidade como ferramenta pedagógica;  
  • Ofertar um método de ensino diferenciado e prazeroso no qual os alunos praticam o conteúdo trabalhado em aula;  
  • Verificar a participação dos estudantes na realização das atividades e analisar os resultados obtidos.
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Ampliar o vocabulário e as possibilidades de leitura;

Justificativa

O uso das tecnologias na prática pedagógica é um tema de fundamental importância no novo panorama educacional. Cada vez mais se vivencia a presença das tecnologias em todos os ambientes da sociedade e a educação precisa adaptar-se a esse cenário e implantar esses recursos em sua prática diária como forma de possibilitar um ensino que esteja em harmonia com os interesses da sociedade.

O desenvolvimento tecnológico aponta novos caminhos e desafios à tarefa de ensinar e aprender.

Justifica-se a necessidade que as escolas tem em dialogar com a realidade atual, e nada mais presente do que a idéia de que os games  podem se prestar a outras funções além do entretenimento. O uso de games ou de atividades gamificadas favorece o engajamento dos alunos em atividades escolares tidas por eles como enfadonhas.

Conteúdo

Prática de leitura e interpretação de texto com a ajuda de ferramentas tecnológicas.

Os alunos deverão fazer a leitura do texto. A história do Teatro interpretá-lo completando-o com a ajuda de pesquisa através dos QRCodes e através de atividades ludicas desenvolver o tema apresentado.

Avaliação

Será utilizada a avaliação formativa para que a mesma forneça informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem.

A avaliação estará dentro de um contexto, no qual os conhecimentos estão em construção, ou seja, não se desprezando a “bagagem” de pré conhecimento que o aluno já traz consigo.

Analisando as motivações dos alunos quanto ao uso  das ferramentas  tecnológicas facilitadora no processo de aprendizagem e identificando os aspectos impulsores e restritivos quanto ao uso das tecnologias por parte dos alunos.

Os alunos em grupo deverão fazer a leitura do texto utilizando a leitura de QRs Code, para avançar no conteúdo e após deverão completar o exercício em formato de  jogo. Alcançando pontuação e Badges.

Desenvolvimento da Aula

Para a divisão dos alunos e montagem dos quatros grupos será utilizado a Roleta Aleatória (AppSorteos, 2020).

Os alunos poderão escolher o nome dos Grupos que serão disponibilizados:

  • ZEUS
  • ATHENA
  • POSEIDOM
  • APOLLO

Será utilizada a Gamificação Estrutural, onde os alunos / jogadores serão conduzidos na atividade de leitura. Os elementos do game estarão no interior e entorno do texto proposto.

Será disponibilizado um texto onde em diferentes momentos os alunos se depararão com um QR Code.

Para cada enigma desvendado o grupo ganhará um badges. Ganhará o jogo o grupo que conseguir maior número de badges lendo os QR Codes e resolvendo  as questões e assim montando as lacunas no texto.

Texto:

A História do Teatro

 

Ninguém sabe ao certo como e quando surgiu o teatro. Provavelmente nasceu junto a curiosidade do homem, que desde o tempo das cavernas já devia imaginar como seria ser um pássaro; ou outro bicho qualquer. De tanto observar, ele acabou conseguindo imitar esses bichos. Depois, o homem primitivo deve ter encenado toda essa caçada para seus companheiros das cavernas só para contar e eles como foi, já que não existia ainda linguagem como a gente conhece hoje. Isso tudo era teatro, mas ainda não era um espetáculo. Muito provavelmente o espetáculo de teatro só foi aparecer quando os rituais entraram em cena.

 

Santo Teatro

 

Quem vai assistir a essas peças engraçadas e debochadas hoje em dia talvez nem imagine que o teatro, há muito tempo, era sagrado.

Ainda hoje, muitas espécies de teatro, especialmente no Oriente, ainda são ligadas ao sagrado. Muitos Deuses eram cultuados na Grécia.

Eram Deuses parecidos que tinham vontades e humores e ligados com elementos da natureza e da vida. Um Deus muito especial era Dionísio ou Baco.

As peças de teatro na Grécia contavam histórias de mitos gregos.

As peças eram encenadas com máscaras,que eram um instrumento essencial no figurino dos atores.

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