LINGUAGEM, CORPO E MOVIMENTO
Por: Janaína Araújo Brasil • 26/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 884 Palavras (4 Páginas) • 474 Visualizações
ATIVIDADES EXTERNAS
TEMA/CONTEÚDO:
• RITMO
OBJETIVOS:
• Compreender a expressão rítmica;
• Desenvolver a atenção e concentração;
• Incentivar a interação e a cooperação.
• Estimular a criatividade;
• Aperfeiçoar a coordenação.
MATERIAIS:
• Copos/Cabo de vassoura
• Caixa de som;
• Instrumento musical;
• Apito;
• Folhas de oficio.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
• Música;
• Sons;
• Lateralidade;
• Expressão Corporal.
DESENVOLVIMENTO:
• ATIVIDADE 01
Escravos de Jó
Em pequenos grupos dançar a música “Escravos de Jó”, conforme o que diz a letra.
“Escravos de Jó (Galinha Pintadinha)
Escravos de jó
Jogavam cachangá
Tira, põe,
Deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za”
• ATIVIDADE 02
Ritmo com auxilio sonoro
Com o auxilio de um instrumento musical a atividade ocorrerá da seguinte forma, cada batida no instrumento equivale, primeiramente, a uma batida de palmas, e depois a uma batida de pé no chão. Sendo assim, toda vez que batemos no instrumento em seguida a turma deve bater palmas, ou pés, dependendo do que for solicitado, de acordo com o número de batidas que foram realizadas no instrumento.
• ATIVIDADE 03
Máquina maluca sonora
Inicialmente se organiza de três a quatro filas, onde a partir do sinal do apito, o primeiro componente da fila, se desloca para o centro do circulo traçado no chão e toma posição imaginando que é parte (engrenagem) de uma máquina, e assim até que todos os participantes que estavam na fila façam parte da máquina. Concluída a máquina, o grupo cria um movimento e ruído que a represente, após o sinal do apito o grupo deve realizar o movimento lento, ao segundo sinal o movimento deve estar no ritmo lento, e ao terceiro sinal no ritmo acelerado.
• ATIVIDADE 04
O mestre mandou
Um dos participantes é encarregado de ser o mestre e ficará a frente dos outros jogadores. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou” ou “Macaco Simão mandou”.
As ordens que não começarem com essas palavras não devem ser obedecidas. Por isso, esse é um jogo que exige bastante atenção, uma vez que será eliminado aquele que não cumprir as ordens ou cumprir as ordens sem as palavras de comando.
A diversão está na dificuldade das tarefas dadas pelo chefe, que pode pedir, por exemplo, que os seguidores tragam objetos de determinada cor ou façam uma sequência de atividades de uma vez só, como: “O mestre mandou... pular de um pé só mostrando a língua, girando e batendo palma!”
• ATIVIDADE 05
Pipoca
Todos se abraçam formando um círculo, e então se dança a música da pipoca seguindo aos comandos de uma pessoa, como por exemplo, pular para frente, para trás, para o lado direito, para o lado esquerdo, num pé só, etc.
“Pipoca (Canções Escoteiras)
Uma pipoca chama assunto na panela,
Outra pipoca vem correndo responder
E começa um danado falatório,
E ninguém mais consegue se entender....
É um tal de ploc, ploc ploc ploc, ploc ploc ploc,
É um tal de ploc, ploc ploc ploc, ploc ploc ploc.”
• ATIVIDADE 06
Andar devagarinho
Todos devem dançar a música “Andar devagarinho” da Xuxa, seguindo os movimentos que a música traz em sua letra.
“Andar devagarinho (Xuxa)
Agora eu vou andar devagarinho
Devagarinho, devagarinho
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