LIVRO: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
Por: Duda Patriota • 11/4/2019 • Resenha • 435 Palavras (2 Páginas) • 1.822 Visualizações
LIVRO: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA.
É um livro infantil que tem com objetivo de explicar a nossa identidade, com a história de um coelho branco que se apaixonar por uma menina negra, ele ficar encaro com sua beleza.
Não se contenta em só apreciar a garota, e tenha a ideia de querer ficar negro, então ele começou a pergunta para a menina como ela fazia pra ganha aquela cor que ele tanto era apaixonado. A menina sem te o que dizer, inventou que caiu na tinta preta quando era criança. O coelho logo ele se apressa pra toma banho tinta.
Então ele volta diversas vezes pra descobrir como ficar com aquela cor que ele admirava tanto. A menina sem ideias falou para o pobre coelho que ela era daquela cor de tanto comer jabuticaba, e lá foi o coelho novamente come um monte de jabuticaba.
E o pobre coelho faz tudo que a menina fala, mas não consegui fica negro, então foi perguntar novamente até que sua mãe ouviu a conversa e falou; Arte de uma vó preta que ela tinha.
Foi aí que o coelho percebeu. Que não se tratava de comer jaboticaba ou toma banho de tinha ou café, e sim uma coelha pretinha pra ter uma filha igual a menina de fita de laço.
A história explicar, que todos nós temos uma identidade, somos todos diferente, com um enredo simples “Ana Maria Machado “valoriza a cor negra. Mas podemos perceber nesses exemplos de história infantil racismo reverso?
Cria-se, portanto, a ideia de racismos: aquele que sempre existiu (um grupo agindo contra uma minoria) e aquele formado por essa minoria. Contudo é falho dividir esse problema; trata-se não apenas de preconceito e discriminação, mas de um problema social de bases históricas.
A grande diferença entre o racismo e o racismo inverso está na História. Uma pessoa branca não sofre pelos mesmos insultos que uma negra porque não são os mesmos nem são equivalentes. O racismo ultrapassa a barreira de um “insulto comum”, ele é capaz de destruir a cultura de um povo, suas religiões, suas músicas e a natureza de sua beleza.
O intuito da história foi transmitir a mensagem de a cor da pele de cada pessoa vem de suas descendências familiares e não em classificar em ser branco ou negro o que realmente importa é a essência de cada pessoa, que independentemente de ser respeitada seja pela sua cor de pele, religião ou cabelo.
REFERÊNCIAS
bertolucci, r. (02 de 04 de 2019). Extra. Fonte: extra.globo: https://extra.globo.com/noticias/brasil/mae-denuncia-racismo-em-livro-didatico-de-escola-privada-em-recife-editora-rebate-21436592.html
hugoc3. (02 de 04 de 2019). Vista Minha Pele. Fonte: hugoc3: https://www.youtube.com/watch?v=LWBodKwuHCM&t=186s
Machado, A. M. (2010). Menina Bonita do Laço de Fita. São PAulo: Ática.
...