Levy Vygotsky
Por: vberthi • 2/6/2015 • Resenha • 415 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
O professor no seu papel de mediador no processo de ensino aprendizagem tem como dever criar situações em que analisando o conhecimento real do seu aluno, e utilizando instrumentos adequados ele seja capaz de chegar ao seu objetivo com maior conhecimento possível.
Para que isso ocorra, é de fundamental importância a formação superior do professor para que assim ele tenha o pleno conhecimento do conteúdo para a realização do seu trabalho, e também ter um bom conhecimento sobre o seu aluno, e para que isso seja possível, o educador precisa ter conhecimento sobre o desenvolvimento humano e estar inserido numa cultura para que ele possa se desenvolver.
O professor necessita organizar o ensino, tendo em vista ultrapassar o conhecimento espontâneo e garantir o acesso ao conhecimento científico, desenvolvendo as capacidades cognitivas do aluno por meio da internalização desses conhecimentos.Por isso a necessidade e a busca por uma fundamentação teóricometodológica que norteie a prática pedagógica do professor. Esta deve ser pautada num ensino adequadamente organizado, assim como exige do professor estudos constantes que o embase na tarefa de ensinar ao aluno o que ele não consegue aprender sozinho.
Parafraseando Facci (2004), para ensinar os conteúdos é preciso dominá-los, ter conhecimento, ter tido uma formação que assegure a apropriação dos mesmos. Nas discussões gerais em grupo de professores, na nossa prática profissional, acerca do papel do professor como mediador e consequentemente responsável pelo conteúdo a ser ministrado, verifica-se a necessidade de estudo e aprofundamento a respeito das metodologias de ensino e a busca constante no processo de formação e de capacitação continuada. Uma maior apropriação de conhecimentos por consequência leva à valorização do professor que domina o conhecimento, privilegia um ensino voltado à promoção do desenvolvimento das funções complexas do pensamento e os torna possível ao aluno - uma vez que a mediação não se restringe somente à relação professor-aluno, mas também ao conhecimento, ou seja, à transmissão "nesta relação” dos mediadores culturais e na apropriação por parte dos alunos deste conhecimento como finalidade da atividade educacional. Segundo Leontiev (2004), a educação é condição indispensável para a humanização e imprescindível na formação da segunda natureza humana - a social. A partir dos pressupostos de uma teoria crítica da educação, o professor tem o compromisso de contribuir com seus conhecimentos para a mudança estrutural da sociedade, buscando formas adequadas para que o processo de transmissão-assimilação aconteça de forma efetiva - imprescindível na transformação das consciências dos que passam pela escola. E nem sempre ela é realizada de forma planejada e sistemática.
...