Libras e Seus Conceitos
Por: CarlosSilva99 • 3/11/2016 • Trabalho acadêmico • 523 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
Na Grécia os surdos eram vistos como animais, pois como não falavam não podiam pensar e com isso ficavam fora dos ensinamentos e portanto não adquiriam conhecimento. Já os Romanos privavam o surdo dos direitos legais, eram proibidos de se casarem e de receberem os bens de suas famílias.
Na realidade em um passado não muito distante os surdos eram considerados imbecis, anormais e incompetentes e para a igreja não mereciam o reino de Deus. A mudança só veio através de um religioso surdo Ponce de Leon que começou a educar e a ensinar a ler e a escrever crianças surdas da Espanha.
Sabemos que nem sempre foi assim, a alguns anos não muito distantes a situação das pessoas surdas eram bem mais complicadas, pois não existiam leis que os beneficiassem e a exclusão era evidente tanto educacionalmente como dentro da própria família.
De lá para cá a inclusão de pessoas surdas na sociedade sempre foi um grande desafio e vem sendo amenizada ao longo do tempo. Algumas conquistas foram alcançadas, mas está longe de ser o ideal, porém, leis, atitudes e passos foram dados para a melhoria desta condição.
Destaco três conquistas da comunidade surda:
- Reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais por meio da lei nº 10.436/2002 como a língua das comunidades surdas.
- A presença de interpretes de libras em todas as disciplinas em que estejam matriculados alunos surdos.
- Criação de vagas obrigatórias para portadores de deficiências no mercado de trabalho, favorecendo também a comunidade surda.
Mas sabemos que existem muitas dificuldades ainda, tais como:
-Falta de profissionais capazes de ensinar a Língua Brasileira de Sinais.
-Exclusão de grande parte da comunidade surda, que muitas vezes vivem à margem da sociedade.
-Falta de interpretes em salas de aula quando houver alunos surdos.
Algumas propostas já foram feitas e estão sendo aplicadas para que o surdo possa viver com dignidade na nossa sociedade, naturalmente outras tantas precisam ser inventadas, reinventadas e criadas, mas destaco as que já foram criadas e que com certeza facilitam a vida dos mesmos.
-O telefone para surdos (TDD) e o terminal telefônico para surdos (TTS).
- Celulares com a videoconferência para a comunicação.
Mas para que tudo isso tenha resultados é necessário que o professor seja responsável na formação acadêmica do aluno surdo, através de suas ações como, por exemplo, flexibilizar o curriculum, sem diferenciar os alunos com deficiência auditiva dos demais alunos, e mudar as estratégias em sala de aula para que o aluno possa se desenvolver apesar das limitações impostas pela deficiência. Além disso, explorar a vivencia dos deficientes para ensiná-los novos conceitos é uma ótima estratégia.
Conclusão
Ao termino do trabalho e das leituras realizadas para a realização do mesmo, entendi que muitas conquistas foram alcançadas, outras tantas precisam ser aprimoradas e muito deve ser feito. A sociedade precisa se adaptar e a escola são a porta para essa adaptação acontecer de fato. Ao meu entendimento a melhoria da condição dos surdos em nossa sociedade só se dará quando as pessoas que constroem a sociedade (no nosso caso os professores entenderem que toda e qualquer mudança começam pelas suas mãos.
...