Linguagem
Por: Diamante.08 • 21/5/2016 • Trabalho acadêmico • 335 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
Escola Caminho do Saber
Área de conhecimento; linguagem e códigos
Disciplina; língua Portuguesa
Serie: 3° ano do ensino fundamental
Número de aulas Previstas: 4
Data de início e termino: 16 a 19 de maio de 2016
Conteúdo: cordel
Objetivo:
* Conhecer, por meio da leitura e da escuta, as características textuais da literatura de cordel
* Incentivar e estimular o gosto pela leitura
* Trabalhar oralidade e escrita
* Permitir o (re)conhecimento e a valorização de variedades linguísticas menos prestigiadas socialmente e, consequentemente, o respeito e a valorização de outras formas culturais que não são aquelas socialmente reconhecidas e valorizadas;
* Promover aproximação com a cultura popular, principalmente a nordestina, através do conhecimento da Literatura de Cordel;
Desenvolvimento:
1. A professora ira ler o texto “ Cordel adolescente, ó xente !De Sylvia (em voz alta, e falar sobre as características de um texto de cordel após deverá fazer uma reflexão sobre o tipo de linguagem usada pelos autores.
2. Os alunos farão a leitura do texto (De EU E O SERTÃO - Cante lá que eu canto Cá - Filosofia de um trovador nordestino - Ed.Vozes, Petrópolis, 1982), logo após a professora fará uma reflexão sobre a linguagem usada pelo autor e perguntará aos alunos, se eles conhecem alguém que fala do mesmo jeito que o texto, o que ele acham dessa forma de falar e se eles acham errado falar assim e porquê? A professora ira falar sobre as diferentes formas de fala que existem no Brasil em especial no Nordeste.
3. A professora iniciara a aula lendo o texto “Ai se Sesse Autor: Zé da Luz” com os alunos, seguida eles irão copiar e fazer uma interpretação do texto.
4. A professora irá distribuir entre os alunos folhetos originais de textos de cordel para que os alunos tenham acesso, logo após farão uma reflexão dizendo o que acharam e se já tiveram acesso antes em seguida deverão reproduzir desenhos imitando técnica de xilogravuras que serão expostos no pátio da escola.
5. A professora ira fragmentar o cordel nordeste, depois os alunos irão ensaiar e ler para os alunos de outra sala.
...