TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem

Por:   •  19/11/2015  •  Artigo  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Josicleide Cavalcante de Souza Baltazar RA: 3815670186

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Textos”, sob orientação do professor-tutor a distância Talita de Moraes Marcelino

SOROCABA

2012


COPA DO MUNDO NO BRASIL X EDUCAÇÃO E SAÚDE

INTRODUÇÃO

Muitos brasileiros estão felizes por saberem que em 2014 seremos sede da Copa Mundial de Futebol, porém será que metade deles sabe o quanto já foi e ainda será gasto para as construções e melhorias no país para a realização de um evento tão grande e o quanto o mesmo país gasta na saúde e educação do seu povo? É preciso entender que eventos assim chamam atenção para o país, porém o crescimento financeiro pode demorar um pouco mais para acontecer.

ABSTRACT

 Many Brazilians are happy to learn that in 2014 we will host the Football World Cup, but that half of them will know how much has been and still will be spent for construction and improvements in the country to conduct such a great event and how it country spends on health and education of its people? You should understand that events like this draw attention to the country, but financial growth may take a little longer to happen.


COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014

Aos 30 dias de outubro do ano de 2007, os brasileiros receberam a notícia que tanto esperavam, finalmente haviam decidido que o Brasil, após a desistência da Colômbia de ser candidata a sediar a Copa Mundial de Futebol por terem consciência de que não cumpririam todas as exigências, seria a sede da Copa de 2014. Quanta felicidade, Lula, na época Presidente da República, não escondia sua emoção, o povo ficou satisfeito por finalmente depois de 64 anos ter a oportunidade de tentar ser Campeão em casa, já que em 1950 o Maracanã se calou ao ver a Seleção perder a final para o Uruguai.

Finalmente chegou a hora de trabalhar, o Brasil foi escolhido devido às mudanças nas regras da FIFA que exigia um rodízio entre os Continentes, mas e a estrutura do país, foi levada em conta? Os nossos estádios estão preparados? Claro que não, muitas reformas deverão ser feitas, nenhum dos estádios existentes no país está dentro do padrão exigido, eles devem apresentar conforto e segurança como nos países desenvolvidos, assentos individuais com encostos de 30 centímetros de altura, banheiros limpos e em número suficiente corredores de saída e entrada largos, hospitais e estacionamentos nas mediações. Além de toda essa estrutura nos locais dos jogos ainda deve haver a preocupação com a logística, são aproximadamente 500.000 turistas sem contar as 32 equipes e suas comissões no Brasil durante um mês, ou seja, 10% do total que recebemos durante um ano.

O valor estipulado para ser gasto nessas mudanças é de aproximadamente 5 milhões de reais, mas como nos encontramos em uma sociedade onde todas as obras são superfaturadas ou  onde é a propina que fala mais alto o valor usado até o momento, segundo algumas fontes, já passa de 11 bilhões.

Mas onde foi gasto tanto dinheiro, os estádios ainda estão com prazos atrasados, nos transporte e as ruas próximas a eles nada ainda foi feito, alguns jornais mostram que os aeroportos estão com suas modificações avançadas, porém quem os frequenta não percebem tais avanços.

A população deve ter consciência de que alguns investimentos serão feitos com verbas da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, beneficiário de muitos patrocinadores da seleção, e outros como os investimentos em infra-estrutura, estádios, obras, estradas, aeroportos e sistemas de telecomunicações, que é o legado que teremos após a realização do evento, são financiados pelo Estado, ou seja, por nós, o povo.

As chamadas com propagandas para o Mundial já começou, tanto escritas como visuais, tudo mostra que as obras estão aceleradas, mas alguém já imaginou o que fazer se não conseguirmos terminar tudo até a data prevista, o que acontecerá, será que haverá maquiagem suficiente para cubrir todas as falhas? E se os metroviários e motoristas decidirem fazer uma grave no dia de um jogo, haverá alguma estratégia prevista para um problema assim, que em dias normais já dificultam tanto a vida dos brasileiros? Estamos preparados para receber as críticas que virão?


EDUCAÇÃO E SAÚDE

A população brasileira é uma das que mais paga impostos, tem IPTU, IPVA, CPMF e muitos outros, nossos políticos sempre que questionados dão a mesma resposta, dizem que todo o dinheiro é voltado para melhorias de estradas, saúde e educação, só não esclarecem em que “mundo” são esses investimentos.

Muitas das nossas estradas são privatizadas e ainda assim se encontram em condições precárias, nossos Postos de Saúde e Hospitais estão sem funcionários, sem medicamentos e aparelhos. Alguns dos médicos que encontramos não atuam como juraram ao se formar e uma minoria tem consciência de sua importância para a população, mas sozinhos não conseguem atender a todos e satisfazê-los. Por conta disso, encontramos filas enormes e pessoas passando mal, alguns sem leito ficam acomodados em corredores e chegam até mesmo a morrer durante a espera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com