Literatura Infantil
Por: pajukan • 26/3/2016 • Trabalho acadêmico • 802 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
Tema 1
1- A Criação de um centro que estimule a leitura e o conhecimentode contos de fada seria interessante e proveitoso, mesmo sem um local como este, dispomos de bibliotecas públicas e particulares diversas, onde contém iniciativas de estimulo à leitura.
2- Este Centro tem interesse em estimular a reflexão e o hábito de leitura nas crianças pequenas, para que estas desenvolvam no decorrer de seu crescimento um hábito de ler, entender, refletir e criticar sobre o que está lendo, ou seja, oferecediversões, se preocupa em educar, passar o conceito de cidadania por meio dos contos de fadas.
3- O educador deve saber buscar ferramentas adequadas para que insera seus alunos no mundo da literatura, para que introduza-o a obter prazer, consiga entender os contextos, assimilar os seus conhecimentos fixos e amplificá-los. Aindapode criar um mini centro de contos de fadas em sua escola, onde envolva um projeto interdisciplinar.
4- Os contos de fadas fazem parte da literatura, sendo o conto de fadas uma classificação entre os diversos gêneros e subgêneros. Eles fazem parte da necessidade de imaginação e criação das crianças, além de propiciar para os educandos uma ponte de assimilação entre a formação de caráter, valores, regras sociais entre muitos outros conhecimentos que se podem agregar os contos, pois eles são uma ferramenta pedagógica indispensável para trabalhar em sala de aula.
5- Segundo Nelly Coelho uma analise comparativa entre os diferentes textos, que surgem de uma mesma narrativa primordial, pode ser bastante elucidativa para o conhecimento da evolução das ideias, é transformação dos valores literários.
6- A
7- E
8- B
9- A
10- C
TEMA 2
1- O termo mania tem a ver com uma narrativa humorística, divertida, é um gênero de classificações diferentes, individualizado, saindo do contexto atual.
2- As classificações são úteis, pois facilitam a comunicação, ajudam a entender os diferentes textos e gêneros, e a encontrar elementos comuns entre eles.
3- A diferenciação entre os gêneros e subgêneros são importantes para a formação de caráter valores éticos, culturais, são ferramentas adequadas para trabalhar a ludicidade das crianças, instigar a sua imaginação, criação e recriação da história apresentada, ensina ao leitor ser crítico e reflexivo, é um ato que deve ser explorado as diferentes possibilidades de gêneros, para que estes momentos possam ser enriquecidos de prazer e aprendizagens continuas, com diferentes situações e leituras.
Todos os generos são importantes para que os alunos tenham conhecimentos com todos os textos literários, não é bom que o aluno se prenda apenas a um genero, temos que dar opções para que a criança desenvolva o seu intelectual e isso contribua para a formação do individuo.
4- No inicio de sua aprendizagem na alfabetização os mais indicados seriam os de ficção, trabalhando seus subgêneros como: as fábulas, apólogos contos, literatura infantil, trabalhando a ludicidade para melhor assimilação das crianças.
5- De acordo com Nelly Coelho os contos maravilhosos, se caracterizam por obterem personagens que contrariam as leis da física, sofrem metarmofoses contínuas, o conto de fadas é de natureza espiritual, ética e existencial e a fada pertence a área dos mitos, é uma representação feminista, fazendo realização de sonhos ou ideias inerentes a condição humana, o aspecto que deveria ser mais valorizado é o caráter lúdico, auxiliando seres em pró-ação na qual estão passando por um processo de aprendizagem.
...