Literatura infantil
Por: ffernandinha • 25/3/2016 • Trabalho acadêmico • 4.179 Palavras (17 Páginas) • 350 Visualizações
METODOLOGIA E PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO
- Fernanda Peres de Oliveira
Professor-Albani
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (ped 0747) – Prática do Módulo I
20/11/2014
- RESUMO
A metodologia de ensino busca apresentar roteiros para diversas situações didáticas, conforme a tendência corrente pedagógica escolhida pelo professor, instituição, de forma que o aluno se aproprie dos conhecimentos propostos e apresente suas pesquisas e demais atividades pedagógicas. A análise da prática pedagógica tem demonstrado que só serão possíveis modificações significativas na educação brasileira, à medida que o professor tiver uma compreensão profunda da razão de ser da sua prática e uma clara opção política acerca do seu ato pedagógico. Embora muitos professores sintam que têm um papel importante na determinação de alterações significativas no processo de ensino, frustram-se quando, na busca de alternativas, pois nem sempre conseguem bons resultados ao aplicar algum projeto pedagógico. Se na sua prática cotidiana o professor percebe que a metodologia adotada favorece apenas alguns alunos, em detrimento de outros ou da maioria, é necessário que ele compreenda e tenha claro o porquê disso, a que alunos este método favorece e porque os favorece. Sem essa compreensão, dificilmente alcançará mudanças que buscam resultados significativos.
Palavras-chave: Metodologia.Prática Pedagógica.Conhecimento.
- 1 INTRODUÇÃO
As crianças precisam de professor alfabetizador experiente e competente, que venha colaborar para a pratica de um ensino interativo, contextualizado e muito bem planejado.
Com isso os conhecimentos e conteúdos necessários, ele incentiva a compreensão e produção de novos conhecimentos, que contribuem na formação de novos alunos capazes de gerar uma nova forma de saberes, a partir de suas realidades que aos cercam.
Nosso processo educacional enfrenta muitos problemas especialmente nas series iniciais em alguns fatos necessitam de urgência nas soluções para que contribuam na construção do saber dos alunos.
Estar aberto e competir com todas as possibilidades que contribuam para o saber do aluno e para um aprendizado para toda sua vida e um direito e dever de todos os educadores na escola e na sociedade, pois o aprendizado de uma criança também se refere ao ambiente que os cercam.
E necessário que o educando seja criativo e critico e que não deixe de ser sensível, pois há aspectos específicos a considerar e não precisa supor que todas as informações necessárias a pratica docente já estejam catalogadas e analisadas. Pois e necessário que o educando continuem sempre pesquisando e experimentando novos caminhos.
...