Literatura infantil
Por: Thaismascher • 10/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.395 Palavras (6 Páginas) • 272 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
[pic 1][pic 2]
Projeto: Contar e se encantar com as histórias
Danieli Fernanda de O. Ramos- RA 8113722421
Rita de C. Lopes Gama do Prado- RA 6995486482
Thais Regina Barbosa dos Santos - RA 8171744186
Atividade Prática Supervisionada entregue como requisito para conclusão da disciplina: “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação da Tutora Profa. Ligia Maria Gobbi
Campinas/ São Paulo
2015
Resenha
Título: Aprendizagem através de projetos
É pacífico entre os mais diferentes autores, a saber, Maria Elizabeth B. de Almeida, José Armando Valente, Fernando José Almeida, entre outros, que vivemos em tempos de uma realidade educacional muito complexa, quando a prática pedagógica através do desenvolvimento de projetos mostra-se como uma possibilidade capaz de propiciar a aprendizagem pela integração entre conteúdos de várias áreas do conhecimento, bem como entre as diversas mídias disponíveis na escola, tais como o computador, a TV, os livros, etc
Para eles, dentre as várias vantagens, está na possibilidade de que a escola venha a atender as demandas da sociedade, na medida em o projeto deve nascer de questões que se apresentam, que são observadas e trazidas pelos alunos, buscando ir de encontro às suas potencialidades e necessidades.
Ainda, cria espaço para que alunos e professores desenvolvam o processo de aprendizagem de forma autônoma e cooperativa.
De fato, possibilita ao aluno a capacidade de trabalhar em equipe, de tomar decisões e resolver problemas, possibilitando que desenvolvam a habilidade de aprender a aprender.
Mas, para que isso se realize, entendem que importa que o professor que trabalhe com projetos respeite a diversidade de ritmo e estilo dos alunos, num processo de parceria com o aluno, consciente e com uma visão clara de sua intencionalidade pedagógica, a fim de que possa ser capaz de atuar como consultor, articulador, mediador e orientador, o que de fato, se impõe nesse processo.
Em suma, apontam a exigência de mudanças ocorram não somente na concepção de ensino e aprendizagem, mas, principalmente, na postura do professor, que embora deva planejar as ações, deve também agir como facilitador, permitindo a negociação dos alunos em todo o processo.
Conceito de Projeto
O termo projeto é derivado do latim “projectus”, significando “algo lançado para frente”.
Neste sentido, projeto se conceitua como atividade humana de tornar real o pensar, algo que nos é inerente. Refere-se ao futuro, representado, algo que está a se fazer, que deseja-se ver transformado em realidade.
De fato, um projeto não é apenas um plano de trabalho ou um conjunto de atividades organizadas.
Projetos têm objetivo definido, a partir de um problema, cuja solução é o critério para definir seu grau de sucesso.
Em um projeto há uma ideia, uma meta, uma possibilidade de realização que irá orientar e dar sentido às ações.
Segundo orientação do Ministério da Educação:
“ essa modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento de tempo, divisão de tarefas e, por fim, a avaliação final em função do que se pretendia. Tudo isso feito de forma compartilhada e com cada estudante tendo autonomia pessoal e responsabilidade coletiva para o bom desenvolvimento do projeto.”
O Projeto, seu tema e justificativa
Dentre as problemáticas apontadas nos vídeos indicados, destaca-se a grande contradição existente acerca da relação infância-criança no mundo contemporâneo, em que, teoricamente algumas considerações e conquistas importantes acerca do assunto já foram alcançadas, mas que, na realidade, mostram-se bem diferentes, impedindo que a criança possa vivenciar de fato a infância e o convívio em família.
Considerando essa problemática, o tema escolhido para o projeto a ser desenvolvido é Contar e se encantar com as histórias, que compreenderá a confecção da Sacola da Leitura, para e com as crianças, que será preenchida com textos de diferentes gêneros literários (livros, revistas, jornais, etc) para ser levada pela criança para casa a cada semana para ser lida com a família; instituição do Dia da Biblioteca, quando os alunos irão à biblioteca da escola para manusear, apreciar e ler livros de sua escolha; realização de evento denominado Dia da História, quando será convidado contador de histórias para apresentação para as crianças; por fim, confecção pelas crianças, com auxílio do professor do Meu Livro, cujo conteúdo será história criada e ilustrada pela criança.
Isso porque entendemos que o hábito de ler, antes de tudo, proporciona prazer, estimula a criatividade e o imaginário, além de possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades que irão lhe proporcionar o alcance de uma vida de qualidade, produtiva, permeada de bons valores e realização, sendo capaz também de incrementar os momentos em que a criança estará em contato com os familiares, desenvolvendo algo juntos.
A leitura de história serve como suporte e facilitador do processo de aprendizagem, enriquecendo o vocabulário e aumentando a capacidade da criança de compreender os fatos e o mundo ao seu redor e auxilia na aquisição e domínio da linguagem oral e escrita pelas crianças.
Áreas do conhecimento/ Conteúdos e Habilidades
Foi escolhido o 1º. Ano do Ensino Fundamental para a aplicação do projeto, considerando que a temática vem de encontro à necessidade dos alunos, no sentido de que auxiliará na aquisição dos conteúdos apontados como diretrizes para essa etapa.
Área do conhecimento | Conteúdos/Habilidades |
- Língua Portuguesa | - Apropriação da prática da leitura individualmente e com a família; - Relatar acontecimentos, expor e emitir comentários sobre as histórias lidas; - Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem escrita do texto lido; - Apreciar textos literários para a mobilização de novos conhecimentos; - Interagir com materiais de diferentes portadores e gêneros textuais; - Escrever texto de sua autoria, com mediação do professor; |
-Artes | - Traduzir a linguagem verbal(história) para a linguagem visual(desenho); - Utilizar materiais e técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papel) na criação e construção de formas visuais (desenho, pintura, história) |
...