MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARQUIVO
Por: Willian Tatiane • 25/11/2015 • Artigo • 1.068 Palavras (5 Páginas) • 315 Visualizações
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PARAÍSO DO TOCANTINS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS
DE PARAÍSO DO TOCANTINS
LICENCIATURA EM LETRAS
TÍTULO (EM CAIXA ALTA, NEGRITO, TAMANHO 14 E CENTRALIZADO, ESPAÇAMENTO DUPLO, ARIAL OU TIMES NEW ROMAN)
[a]Nome do autor do artigo[1][b]
Orientadora: Andecywalla Marinho Lima[2]
Nome do Co-orientador (se houver)[3]
RESUMO (EM CAIXA ALTA, NEGRITO, TAMANHO 14, JUSTIFICADO, C/ ESPAÇAMENTO SIMPLES)
Texto resumido sobre o conteúdo do artigo. O resumo apresenta os elementos que constituem o artigo, trata-se de uma “forma concisa de apresentar os objetivos, metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados, não ultrapassando 250 palavras”. [c]
Palavras-Chave: Três a quatro palavras que caracterizam o tema do artigo. [d]
ABSTRACT (FORMATAÇÃO IGUAL AO ITEM RESUMO)
Resumo traduzido ao inglês, no Curso de Pedagoagia e Espanhol no Curso de Letras. [e]
Key Words: Palavras-chave citadas no resumo traduzidas ao inglês.
- INTRODUÇÃO [f]
Conforme o manual de apoio do curso, para elaboração de artigos e projetos científicos, a função da introdução em um artigo é situar o leitor no contexto do tema pesquisado, o objetivo do trabalho e as justificativas para sua realização. Serve para apontar as questões de pesquisa para as quais buscará as respostas, a metodologia, etc. A introdução deve apresentar e delimitar a dúvida investigada (problema de estudo), os objetivos (para que serviu o estudo) e a metodologia utilizada (como o trabalho foi desenvolvido).
- TÍTULO DO PRIMEIRO TÓPICO DO DESENVOLVIMENTO [g]
- Subtítulo [h]
O DESENVOLVIMENTO é a parte principal e maior do trabalho; deve conter a fundamentação teórica (revisão da literatura), a metodologia, os resultados e a discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o assunto abordado.
O primeiro tópico do desenvolvimento é obrigatoriamente dirigido à fundamentação teórica. Se houver necessidade de utilizar mais tópicos (Títulos) e subtítulos para a fundamentação teórica, em função do conteúdo abordado, não há problema, segue-se a sequencia numeral (ex. 3. TÍTULO 3.1. Subtítulo e assim por diante).
Após os tópicos da fundamentação teórica devem ser inseridas as informações referentes à metodologia utilizada, os resultados alcançados e uma discussão final antes da conclusão, conforme tópicos apresentados na sequencia.
Observação importante quando houver citação direta com mais de três linhas no texto:
A nação pode ser uma figura coletiva do Sujeito. Ela é o quando se define simultaneamente pela vontade de viver junto no quadro de instituições livres e por uma memória coletiva. Tornou-se habitual opor uma definição revolucionária da soberania nacional contra o rei, a uma concepção alemã da nação como comunidades de destino (TOURAINE, 1994, p.45).[i]
...