MEMORIAL - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Por: aline-m • 13/8/2016 • Trabalho acadêmico • 3.114 Palavras (13 Páginas) • 1.619 Visualizações
CURSO DE GRADUAÇÃO - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA[pic 2]
MEMORIAL – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
GRADUANDA: ALINE SOARES MARQUES
ORIENTADORA: Profª Ma. DAYSE BENIGNA BERNARDO ARAUJO GOMES
SANTA MARIA-DF
2016[pic 3]
ALINE SOARES MARQUES
MEMORIAL - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Memorial - Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade JK – Santa Maria, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Profª Msa. Dayse Benigna Bernardo Araujo Gomes.
SANTA MARIA-DF
2016[pic 4]
AGRADECIMENTOS
Agradeço, primeiramente a Deus, por tudo, por me guiar e me dar força para superar todos os obstáculos que enfrentei na trajetória desse curso, e por ajudar a tornar real um sonho pessoal.
Aos meus familiares, que me apoiaram e compreenderam a minha ausência em momentos que eu não podia estar, em especial, aos meus pais Jordino e Rosangela, por fazerem parte da minha vida, por ficarem felizes em ver meu crescimento e lutando pelos meus objetivos. Ao meu esposo, César, pelo incentivo e apoio todos os dias, nos quais compartilhamos momentos bons e ruins, me animando quando estava desanimada e ajudando quando eu mais precisava, tanto financeiramente quanto psicologicamente. Obrigada família, eu amo cada um de vocês!
A todos os docentes que passaram neste curso, pois cada um deixou algo especial, me dando base para tornar-me uma professora melhor. À professora Mirian Daniella por as suas aulas serem tão proveitosas, em especial, na aula em que aprendi sobre Piaget, Vygostky, o que eu não tinha entendido em cinco semestres, e à professora Verinez Carlotta, pela sua tranquilidade e sabedoria.
Para a realização deste memorial quero agradecer à professora Dayse B. Bernardo, por sua paciência, compromisso, dedicação e determinação, pois quando a turma mais precisou, ela juntamente com a professora Miriam Danielle, trouxeram um norte para a turma, tranquilizando a todos nós.
Dedico esse memorial, primeiramente, a Deus por guiar meus passos.
Aos meus familiares, principalmente aos meus pais Jordino e Rosângela, por acreditarem em mim.
Ao meu esposo Cesar Soares, que eu amo muito e que me apoia em todos os momentos da minha vida; para o meu sobrinho Danilo, que me faz sentir como se eu já fosse uma professora.
Aos estudantes e escolas que me acolheram com todo o carinho, dando-me a oportunidade de conviver durante a trajetória dos meus estágios supervisionados. E, para a minha turma de Pedagogia, por tudo que nós já passamos.
Aline Soares Marques
”Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
Paulo Freire
SUMÁRIO
1. Introdução................................................................................................................. 7
2. Estágios Supervisionados I, II e III: síntese geral................................................. 9
3. Estágios Supervisionados I, II e III: análise crítica da experiência......................11
4. Considerações Finais..................................................................................................13
5.Referências Bibliográficas...........................................................................................14
INTRODUÇÃO
Este memorial, que é uma exigência do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade JK- Unidade de Santa Maria-DF, tem como objetivo descrever as atividades da prática pedagógica em educação infantil, ensino fundamental e gestão escolar, de forma que, o docente em formação pudesse tanto refletir quanto experenciar, na prática pedagógica, a docência, bem como, compreender as ações da gestão escolar. Dessa forma, o Estágio Supervisionado propicia ao estudante a oportunidade de demonstrar conhecimentos e habilidades adquiridas e, também, treinar as competências que já detêm sob supervisão de um profissional da área. (PCNs, 2002).
Além disso, o Estágio Supervisionado também pode ser compreendido como uma parte integradora do currículo, a parte em que o licenciado vai assumir pela primeira vez a sua identidade profissional e sentir na pele o compromisso com o aluno, com a sua família, com sua comunidade e com a instituição escolar. (ANDRADE, 2005). Assim, o Estágio Supervisionado “é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia”. (PIMENTA; LIMA, 2004, p. 153).
O Estágio Supervisionado I torna-se imprescindível no processo de formação docente, pois ofereceu a oportunidade da observação, participação e regência em turmas de educação infantil, onde foi possível compreender a prática pedagógica, bem como, experenciá-la. As atividades práticas na Educação Infantil (4 e 5 anos) envolveram atividades de: diagnose (cinco horas), observação e participação (quinze horas) e regência de classe (vinte horas), em um total de quarenta horas, por exigências acadêmicas do Estágio Supervisionado I deste curso.
Ademais, o Estágio Supervisionado II ofereceu a oportunidade da observação, participação e regência em turmas de ensino fundamental. As atividades práticas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que atende a faixa etária de 6 a 10 anos, envolveu atividades de: diagnose (5 horas), observação e participação (10 horas) e regência de classe (25 horas), em um total de quarenta horas, por exigências acadêmicas do Estágio Supervisionado II deste curso. O estágio no Ensino Fundamental é caracterizado pela importância de mínimas coisas, onde tudo fará sentido à vida do aluno, seja no escolar como em sua personalidade.
...