MEMÓRIA DO FIM DO CURSO
Por: DaCostaah • 7/8/2015 • Monografia • 1.237 Palavras (5 Páginas) • 241 Visualizações
- Organigrama
(anexada no fim deste capítulo)
- Calendário Escolar
(anexada no fim deste capítulo)
- Outros dados sobre a escola
Actualmente o Complexo Divina Providência é uma escola Católica, porém num sistema de parceria com Estado.
O objectivo da fundação parte da observação e constatação de religiosos da Congregação dos Seres Pobres da Divina Providência, residentes no local, do facto de existirem muitas crianças fora do sistema escolar de ensino devido a falta de escola aos arredores do bairro.
Em Abril de 1994, foi oficializada com a designação de Divina Providência com o nº 626.
Realidade social no qual a escola esta inserida e heterogénea, quanto ao nível de vida. Os problemas sociais que se apresentam é de violência doméstica, baixo nível de escolaridade, alto nível de gravidez precoce, falta de saneamento básico, carece de água e energia.
Esses problemas influenciam de forma negativa o rendimento escolar e nas relações entre os intervenientes do processo de ensino e aprendizagem.
A maior parte da população local é de baixo nível, vivendo em casas de pequeno porte abordando um número elevado de pessoas. Muitas famílias são desestruturadas, isto é, um dos parceiros invade das suas responsabilidades.
A realidade apresenta também pontos positivos que podem ser identificados como o grande interesse, por parte dos encarregados, em matricular os filhos na escola e interesse na educação religiosa.
- Classe
Estágio na 1ª classe, turma A, sala 4, período manhã e tem como professor titular Sofia.
- Lista dos alunos
(anexada no fim deste capitulo)
- Mapa da sala
(anexada no fim deste capitulo)
- Características da turma
A turma onde estagiei é composta por 43 alunos, com a idade compreendida entre os 06 aos 07 anos. A turma é caracterizada por características psicológicas e físicas. Os meninos apresentam comportamentos mencionados no terceiro estágio de desenvolvimento cognitivo de Piaget (dos 06 aos 12 anos). Nesta fase o desenvolvimento cognitivo dos alunos já se encontra desenvolvido por meio das operações concretas, aquisição de conhecimentos por meio dos símbolos que traduzem mentalmente a linguagem. Os meninos são muito inteligentes, visto que, os conhecimentos construídos anteriormente (pré-operatório dos 02 aos 06 anos), por eles transformavam-se em conceitos concretos.
Os alunos são bastante alegres, barulhentos, participativos e muito amáveis.
- Rotinas diárias
Levantava às 06 da manhã, preparava-me para um novo dia rumo a Escola Divina Providência. Chegava à escola às 07:30min, ajudava na organização dos alunos no pátio, de seguida cumpria com as actividades que se realizavam no pátio (motivação, entoação do hino nacional e oração). Após estas actividades serem realizadas, levava-os a sala de aula. Às 08h:00, começava o primeiro tempo até 08:45min, segundo tempo às 08:50min, até 09:35min, terceiro tempo às 09:40min, até 10:25min, (intervalo) até 10:45min, quarto tempo 10:50min, até 11:35min, quinto tempo 11:40min, até 12:25min, (Saída).
- Período de observação: quem foi o observado e quem foi o observador.
Durante à primeira semana do estágio, observei às aulas da professora titular Sofia.
Na segunda, terceira e quarta semana, fui observada pela professora titular “Sofia”, Professor tutor “Tomás” observou-me durante dois dias, e pela colega de dupla “Delmânia”.
- Período de aulas
Durante o período de estagio, comecei à dar aulas no dia 15 de Junho do e terminei no dia 09 de Julho, correspondendo a um período máximo de 32 dias, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio, Educação Manual e Plástica, Educação Musical, Educação Religiosa e Educação Física.
- Acontecimentos especiais
- Ultimo dia de estágio
- Alunos a destacar positivamente
Dulce Graziela
António Zinga
Cícero Esmael
Benjamim Esperança
Narciso Flávia
Evanete Sofia
Alunos a destacar negativamente
Elohim Petra
Garcia Maria
André Jacira
Fernanda
- Destaques
Destaco o estágio como um período agradável para mim, foi um período difícil, mas vivido alegremente e com grande esperança de vencê-lo.
Destaco a Direcção da Escola IMNE Marista pelos conselhos do professor observador (Tutor), a Direcção da Escola Divina Providência pelo tratamento recebido todos os dias durante o estágio. Destaco também os colegas estagiários que me ajudaram a vencer as dificuldades.
...