METODOLOGIA DE ARTES E MOVIMENTO: CORPOREIDADE
Por: tete28 • 9/5/2018 • Trabalho acadêmico • 4.097 Palavras (17 Páginas) • 752 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE PAULISTA
NOME: Maria Paula R.A D07461-0
NOME: Mariana Magalhães R.A D0782j-9
NOME: Sabrina Bornal R.A C77Ajf-1
PORTFÓLIO DE ARTES
Disciplina: METODOLOGIA DE ARTES E MOVIEMNTO: CORPORIEDADE
Professora: RITA DE CASSIA GIOVANELI
SÃO JOSE DOS CAMPOS
2017
Tema: Folclore Brasileiro
[pic 2]
PRECISA FORMATAR O TRABALHO DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT, PARAGRAFO, ENTRE LINHAS E JUSTIFICADO.
Introdução.
Esse trabalho sobre folclore foi orientado e direcionado a séries iniciais do ensino fundamental. COM QUAL OBJETIVO?
ESTA PARTE DA DEFINIÇÃO DE FOLCLORE TRANSFORME EM TEXTO.
O folclore é:
- A fonte de inspiração para todas as artes;
- A cultura popular;
- Conjunto de tradições;
- Conhecimento das crenças de um povo, expressas em lendas, canções, costumes, festas, literatura popular e danças objetos e trajes.
[pic 3]
DESTA PARTE INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA ESTA COMO PARTE FUNDAMENTADA E PODE SER BEM RESUMIDA E DEIXAR TUDO COMO INTRODUÇÃO
Folclore Brasileiro:
O folclore (do inglês folk que é gente ou povo e lore que é conhecimento) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a INTERNET. Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.
As vantagens de se trabalhar folclore brasileiro nas escolas de todo pais.
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequência dos acréscimos da coletividade. "Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou." (Marcelo Xavier). O folclore e a cultura popular sempre estiveram presentes nos programas e conteúdos escolares. De um jeito formal ou de forma transversal, sempre há um espaço na educação para se tratar desse assunto.
Devido à complexidade que a vida humana, em sociedade, vem assumindo, a escola substitui a família como agente de troca da mais notável mercadoria do mundo – a cultura. Cultura, como nós a entendemos, diz respeito ao modo de ser e de viver dos grupos sociais: a língua, as regras de convívio, o gosto, o que se come, o que se bebe, o que se veste vão formando aquilo que é próprio de um povo.
Em um país como o Brasil, tão diverso, tão grande, com tantas expressões diferentes, com tantos jeitos de ser, de brincar, de conviver e rezar, que vão se modificando de lugar para lugar, e a toda hora, não podemos falar de uma única cultura, mas das muitas culturas que o formam. Será que já paramos para pensar, por exemplo, quantas nações indígenas nós temos? E das culturas africanas que para cá vieram não foi uma nação, mas foram muitas a formar o que chamamos de cultura afro-brasileira.
E os portugueses, foram os únicos? Na verdade, foram muitos os povos europeus, cada um com suas tradições, línguas, expressões, jeito de ser e crer, que vieram para cá e, misturados aos diferentes povos indígenas e africanos, ajudaram a formar um país plural e de muitas culturas.
A cultura popular é tudo isso bem misturado e refletido nos muitos jeitos de ser do brasileiro.
Diante de tudo que apontamos, será ainda possível falar de educação sem integrá-la à questão cultural? Certamente não. E é não porque a educação é resultado das práticas culturais dos grupos sociais. O próprio processo de ensinar e aprender revela essas práticas.
...