MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Por: Bruna Serpa • 4/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 219 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Aluno(s):
Adalberto Baum RA 1428130
Andreia Feld Schmitz RA 1445263
Bruna Serpa de Melo RA 1445810
Bruna Viegas Martins RA 1428578
Marla Dill RA 1444753
Taís Fernanda Graeff RA 1444747
MULTIMIDIAS NA EDUCAÇÃO
Novo Hamburgo
2014
MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO
A tecnologia sempre afetou o homem, desde as primeiras ferramentas, por vezes consideradas a extensão do corpo, passando pela máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, até chegar ao microcomputador, que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais. Não podemos afirmar que a revolução da informática se trata de uma novidade, aliás basta olhar para seus filhos ou para os alunos, para eles a tecnologia é natural. O que não podemos é ignorar sua existência.
Vivemos em um mundo globalizado onde a tecnologia está em alta. Aplicada em diversos setores e áreas, a tecnologia, contribui para o bom funcionamento de sistemas e a obtenção de resultados precisos e rápidos. Se ela é tão eficiente, e utilizada da forma correta é um ótimo instrumento de desenvolvimento, porque não aplicá-la na educação?
Os diferentes tipos de mídias e as tecnologias têm proporcionado aos professores diferentes maneiras de ensino. Existem aquelas que usam desde os mais variados recursos como as lousas interativas, apresentações de slides, jogos online e vídeo aulas. Outros preferem explorar muitas vezes apenas o laboratório de informática e fazem com que o aluno busque ali o que precisa. Existe ainda aquele professor que não é adepto a nenhum tipo de tecnologia e prefere manter a metodologia de ensino baseada nos bons e velhos livros e no seu próprio conhecimento que será transcrito para o quadro negro. Valente nos faz acreditar que através das mídias, o professor pode oportunizar aos seus alunos, um aprender que e baseia em novas estratégias.
Trata-se de uma inovação pedagógica fundamentada no construtivismo sociointeracionista que, com os recursos da informática, levará o educador a ter muito mais oportunidade de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse conhecimento, mediar e contribuir de maneira mais efetiva nesse processo de construção do conhecimento. (VALENTE, apud ENRICONE, Délcia 2004 p. 57-72)
O aprender por aprender não existe mais, os alunos querem e precisam saber para que e porque precisam saber o que estão aprendendo. A escola precisa acompanhar o ritmo e crescimento da sociedade, da tecnologia para não de tornar uma instituição ultrapassada e desinteressante.
Essa revolução tecnológica nas escolas começa através da capacitação do professor, é preciso que ele conheça as ferramentas que tem, é necessário que ele esteja sempre se aprimorando para o bom funcionamento (aproveitamento) dessas tecnologias para estarem bem informados de modo que possam orientar seus alunos para que os mesmos façam o bom uso destes recursos, esteja mais ativo no universo dos alunos, em redes sociais, utilizando aplicativos educacionais, pesquisas e chat com fóruns de discussão, se quiser que o aprendizado aconteça de fato. Não é somente transferir a tarefa do quadro negro para o computador, o planejamento das aulas deve ser pensado e mantido o objetivo principal, a aprendizagem. Planejar uma aula com multimídias exige um preparo dos materiais que serão utilizados, verificar o conhecimento dos alunos para estudarem com esses recursos, o domínio do professor, os objetivos da disciplina, entre outros. Faria sugere que:
Planejar uma aula com recursos de multimeios exige preparo do ambiente tecnológico, dos materiais que serão utilizados, dos conhecimentos prévios dos alunos para manusear estes recursos, do domínio da tecnologia por parte do professor, além de seleção e adequação dos recursos à clientela e aos objetivos propostos pela disciplina. (ENRICONE, Délcia 2004 p. 57-72)
O recurso, a técnica, a ferramenta por si só, não é motivador, mas depende de como a proposta é feita, se está adequada ao conteúdo, aos alunos, enfim aos projetos da escola. Independente das multimídias em questão, o professor é que irá mediar o aprendizado e torná-lo mais atrativo, divertido e interessante para os alunos.
...