Manual Pim II
Por: Giselda Diego • 14/6/2016 • Relatório de pesquisa • 765 Palavras (4 Páginas) • 445 Visualizações
INTRODUÇÃO
O Guia de estudos Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, nos mostra qual a melhor forma de se entender as influências que se tem sobre o conceito educação. Sendo assim que á educação e um dever de todos e não só dos educadores e de seus alunos, pois a família e de extrema importância quando se trata do termo “educação”, sendo que também é um dever do estado em disponibilizar um ensino digno e de qualidade a população. Na qual ela tem como finalidade em ter um desenvolvimento pleno do aluno, com um preparo para exercer a cidadania e até mesmo a sua própria qualificação no futuro com o seu trabalho.
Na qual o guia nos mostra que a disciplina tem com objetivo famializar os licenciados com a estrutura da organização educacional e com a legislação pertinente que há em cada nível de ensino. De modo que a educação esta persistindo em processos históricos, políticos e sócias sendo assim que precisam ser discutidos e compreendidos pelos educadores, para poderem construir uma visão mais critica e ampla dos modelos educacionais existentes no Brasil.
DESENVOLVIMENTO
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica foram quem deu origem as discussões sobre a forma de elaboração da LDB - (Lei de Diretrizes e Bases) da educação nacional. No modo que a LDB - (Lei de Diretrizes e Bases) surgiu apartir da necessidade de se tornar assegurados os direitos que se deve ter ao cidadão, através de uma maior detalhação de normas e preceitos sobre a educação. Assim a LDB - (Lei de Diretrizes e Bases) pressupõe que seja feita uma base nacional e comum, nos termos com fins e conteúdos do ensino, propondo dessa maneira uma base comum, com diversas maneiras de conhecimentos, assim dessa forma visando asseguras e concretização da educação acional.
Hoje a atual lei, tem base em outros parâmetros, que define uma idéia que seja unificada, assim abrangendo a formação do individuo do zero ano de idade sendo acompanhado ate o final do ensino médio, assim ela passará pelas três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
A educação básica tem como propósito também o de desenvolver o educando, para uma formação mais assegurada e com um indispensável exercício para desenvolver a cidadania, assim fornecendo os meios para progredir no trabalho e em estudos mais avançados (nível superior). De modo que a educação básica e um conceito mais que inovador para um pais, tornando - se um direito de todos os cidadãos e um dever do estado em atender a com uma oferta repleta de qualidades e de uma forma correta e digna do cidadão. Assim a educação básica pode ser considerada como uma das principais prioridades para se iniciar em um processo de mudança social, de modo em que a educação básica tem como beneficio os de melhoria no governo e também na estabilidade política, assim resultando nas criações de condições mais propícias ao desenvolvimento e ate mesmo na melhoria acentuada do respeito pelos direitos humanos.
As políticas sociais que são conhecidas como políticas públicas, buscam uma forma mais exclusiva para a manutenção desse sistema, que e visto por meio das políticas sociais que buscam relacionar o problema da pobreza. Na qual a pobreza é vista como uma discriminação da sociedade, ocorrendo assim um processo de exclusão a esses grupos desfavorecidos, e muitos se acham incapazes de sair do estado de pobreza. Assim dessa maneira a política social toma-se uma forma de tentar se estabilizarem dentro do contexto antagônico de investimentos em políticas permanentes, suprimindo assim os interesses na acumulação pela exploração do trabalho.
...