TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente e Educação Ambiental nas Escolas

Por:   •  23/2/2022  •  Artigo  •  3.230 Palavras (13 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 13

Meio Ambiente e Educação Ambiental nas Escolas

Vandilma Salvador Cabral1

Resumo

A educação ambiental é imprescindível para a formação de pessoas conscientes em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de  vida  em  harmonia com  o  meio  ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos ofertados pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. Sendo assim, este estudo procura analisar a importância das questões ambientais e educação ambiental desenvolvida nas escolas, discutindo sua importância e compreendendo as principais dificuldades e desafios enfrentados pela Educação Ambiental no Ensino Fundamental, tendo em vista que neste nível os alunos são bastante curiosos e abertos ao conhecimento. Em um mundo bastante conturbado, no qual vivemos atualmente, em virtude de como o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada se faz necessário uma conscientização ambiental, sobretudo por parte dos educadores, já que eles têm grande responsabilidade na formação cidadã de seus alunos, sendo importante que estes possam tomar entendimento acerca do que acontece e o que podem fazer para preservar o meio ambiente, e disseminem tal conhecimento para sociedade.

[pic 1]Palavras-chave: Educação Ambiental, Meio Ambiente, Ensino Fundamental.

1 Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade João Calvino e em Metodologia da Língua Portuguesa e Literatura pelo[pic 2]

IBPEX, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Abstract

Environmental education is essential for the formation of aware people about the world in which they live so they can have more quality of life in harmony with the environment. The ultimate goal is to try to create a new mindset regarding how to take advantage of the resources offered by nature, thus creating a new model of behavior, seeking a balance between man and the environment. Thus, this study aims to analyze the importance of environmental issues and environmental education developed in schools, discussing its importance and understanding the main difficulties and challenges faced by Environmental Education in Elementary Education with a view that this level students are very curious and open knowledge. In a very troubled world in which we live today, because of how the man has been using natural resources inappropriately if environmental awareness is necessary, especially by educators, since  they have great responsibility in the civic education of their students it is important that they can make understanding of what happens and what they can do to preserve the environment, and disseminate this knowledge to society.

Keywords: Environmental Education, Environment, Primary School.

1. Introdução

A humanidade tem feito uso de maneira indiscriminada e impensada dos recursos naturais, o que tem levado a muitas consequências, principalmente para o meio ambiente que tem demonstrado sua degradação crescente a cada dia que passa, em virtude do ser humano estar ter em vista apenas o lucro sem a preocupação com os resultados futuros. Diante disso, a educação ambiental voltada a formação de pessoas conscientes sobre uma preservação do mundo em que vivem para que possam ter acesso a uma melhor qualidade de vida, mas sem desrespeitar o sistema ecológico como um todo, tentando estabelecer o meio-termo entre o homem e o meio.

A educação ambiental busca despertar a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente, e neste contexto, este estudo apresenta como objetivo diagnosticar as principais dificuldades e desafios enfrentados pela Educação Ambiental no Ensino Fundamental, tendo em vista que neste nível a aquisição de conhecimentos se dá com maior facilidade devido, principalmente, a curiosidade inerente a esta fase da vida do indivíduo, e além de adquirirem o conhecimento com facilidade, ainda propagam para aqueles que estão ao seu redor, pois é rotineiro a criança ao chegar em casa reproduzir todo conteúdo vivenciado na escola, o que contribui para conscientização dos adultos. Ainda será identificada a visão dos docentes a cerca da Educação Ambiental, observando como esta vem sendo trabalhada pelos professores em sala de aula, buscando compreender como as questões ambientais vêm sendo tratada nas mesmas.

O presente trabalho fora realizado com uma pesquisa bibliográfica baseada em algumas linhas de estudo científicas; Educação e Educação Ambiental.  E  a  partir  de  uma  interpretação  das  suas  principais  teorias,  o trabalho foi conduzido, tendo  por objetivo  a  percepção  das indagações de professores do Ensino Fundamental I, nos ajudando a compreender os principais desafios e dificuldades encontradas neste nível em relação à Educação Ambiental; através da análise de outros escritos atinentes a presente temática.

2. A importância da educação ambiental

A expressão “Educação Ambiental” (E.A.) surgiu apenas nos anos 70, sobretudo quando surge a preocupação com a problemática ambiental. A partir deste marco surgiram vários acontecimentos que solidificaram tais questões, como   a I   Conferência   das   Nações   Unidas   para   o   meio   ambiente   e desenvolvimento em 1972, a Conferência Rio-92 em 1992, realizada no Rio de Janeiro, a qual estabeleceu uma importante medida, Agenda 21, que foi um plano de ação para o século XXI visando à sustentabilidade da vida no planeta (Dias, 2004), dentre outros.

A sobrevivência humana se conecta amplamente com o meio natural. A visão antropocêntrica faz com que o homem se sinta sempre o centro de tudo, desprezando a importância da natureza, da qual é parte integrante. Desde os primórdios  da  história  humana,  para  sobreviver  em sociedade,  todos  os indivíduos precisavam conhecer seu ambiente. O início da civilização coincidiu com  o  início  do  uso  do fogo e  de  outros  instrumentos  para  modificar  o ambiente. Com os crescentes avanços tecnológicos, esquecemos que nossa dependência da natureza continua. O padrão desenvolvimentista de acúmulo e concentração de capital fica claro uma apropriação indevida da natureza, onde se extrai dela muito além do necessário ao sustento humano em detrimento do capitalismo que só visa o lucro, provocando desordenamento na relação do homem com o meio, onde o processo de degradação tem aumentado cada vez mais, prejudicando a qualidade de vida da sociedade. Desta maneira urge a adoção de medidas de contenção urgentes em todo mundo quanto a uma conscientização das pessoas a levando-as a gerar novos conceitos sobre a importância da perenização do meio ambiente no dia-dia, e a educação ambiental é uma ferramenta que contribuirá significativamente neste processo de conscientização. De acordo com os fundamentos da educação ambiental e da PNEA, a educação ambiental deve ser abordada de forma interdisciplinar, abrangendo todas as áreas do conhecimento, não  devendo se restringir a uma disciplina específica    no    currículo.    Apenas    nos    cursos    de pós- graduação, extensão e  nas  áreas  voltadas  ao  aspecto  metodológico  da educação ambiental é que é facultada a criação de disciplina específica, se for necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com