TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A ESCOLA

Por:   •  6/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 8

CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A ESCOLA

Bianca Lima Ribeiro

Prof. Orientador Robert Willian de Brito Gonçalves

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Ciências Biológicas (BID0385/4) – Estágio

30/06/2016

RESUMO

A questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais importante para a sociedade, se faz necessário assim, uma abordagem a respeito deste tema nas escolas. As contribuições da Educação Ambiental se caracterizam por trazer um novo conceito, propondo um conhecimento de caráter social onde se destacam tópicos como: valores culturais, morais, justiça, saúde, a noção de cidadania, entre outros aspectos que conformam a totalidade social. Dessa procurou-se mostrar que por meio da Educação Ambiental as escolas podem auxiliar no desenvolvimento do caráter do aluno, no qual resulta em cidadãos mais críticos, uma vez que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o homem, ou seja, a forma como os seres humanos vem utilizando os recursos naturais.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental. Contribuições. Sociedade

1 INTRODUÇÃO

A educação sempre será um aspecto fundamental para sociedade, e dessa forma, se buscou atrelar a educação, e o meio ambiente. Isso acontece devido aos tempos de hoje haver um crescimento dos meios que proporcionam a preservação da natureza. E com a globalização, a responsabilidade com a proteção e melhorias ao meio ambiente passou a ser mundial, essa crescente ocorrência de problemas ambientais trouxe à necessidade de um novo comportamento e comprometimento a fim de minimizar as consequências ao meio ambiente. A escola tem papel importante nessa questão, pois tem o dever de orientar, e auxiliar na procura de meios que resolvam, ou amenizem a problemática ambiental dos últimos tempos.

Partindo do pressuposto de que a Educação Ambiental é definida, segundo BRANCO (1998), como todo processo cultural que objetiva a formação de indivíduos capacitados a coexistir em equilíbrio com o meio, se visa, a educação ambiental como uma ferramenta na preparação do aluno para a sociedade, no qual o aluno exerce seu papel de cidadão de forma consciente. Deve então, trabalhar essa questão proporcionando uma sensibilização ao educando, o que levará a um processo de mudança no comportamento, aquisição de novos valores, conceitos adequados à necessidade do mundo atual e relações mais convenientes com as questões sociais, econômicas, culturais e ecológicas.

Com o desenvolvimento tecnológico crescente, e o cenário urbano cada vez mais marcado por situações adversas, a sociedade se tornou menos ligadas à natureza e, por conseguinte, suas questões de preservação. E devido ao âmbito escolar ter um papel importante para a sociedade, pois é nessa instituição onde há a passagem de conhecimentos que garantem o desempenho do aluno ao logo de sua vida, é que se ressalta as contribuições da educação ambiental nesse meio, onde podemos observar que por meio da educação ambiental os alunos podem construir os conhecimentos necessários para a sensibilização, conscientização e modificação de atitudes e comportamentos que poderão resultar na preservação e recuperação do meio ambiente.

A questão do meio ambiente deve procurar sempre ser passada em sala de aula, pois desperta nos alunos sentimentos que contribuem na formação do senso crítico, na sua forma de pensar e, vê as questões do mundo em geral. Entretanto, mesmo sabendo que apenas a inserção da educação ambiental em sala de aula não seja o suficiente para salvar o planeta, sabe se que irá criar o respeito e a visão de que devemos cuidar e proteger a natureza para manter as futuras gerações.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Em acordo com o pensamento de diversos autores, onde se defende uma conformidade na sociedade atual, de que a ciência, o meio ambiente, e a educação tem uma equidade em relação à construção de uma sociedade que defende e cuida da natureza. Percebe-se cada vez mais a necessidade da educação ambiental nas escolas, pois a mesma irá integrar o aluno no papel de cidadão, visando à formação de uma personalidade que busque uma melhor qualidade de vida.

O meio escolar pode ser visto como irradiador de cultura e desenvolvimento social, usando meios que vão além do método tradicional, avançando os muros das escolas e gerando conhecimentos que sejam alternativas de ação onde possam interferir de maneira válida e positiva no dia a dia da comunidade. De acordo com Hutchison (2000) A escola tem a obrigação especial de preparar jovens para os desafios que enfrentarão quando adultos.

Dentre tantos papeis importantes que a escola tem, um deles é o de auxiliar o aluno a se reconhecer importante na construção da história social em geral, e na sua individual, a fim de se tornar parte fundamental nas mudanças e tomada de decisões significativas dentro de um contexto. Assim, a educação ambiental contribui nesse cenário, já que este é um tema de relevância social predominante nos assuntos atuais, no qual às sociedades não podem levar em consideração apenas o agora, sem avaliar as consequências de suas ações para o futuro.

A Constituição Brasileira de 1988 traz no capítulo referente ao meio ambiente a inclusão da educação ambiental, exemplificando também os benefícios dessa área da educação no meio escolar.

“Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidade, atitudes e competência voltados para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. (LEI FEDERAL 9.795, 1999, art.1º)

A vivência no ambiente escolar é um momento importante para o indivíduo, pois garante o desenvolvimento social, proporcionando experiências que possibilitam o desenvolvimento cognitivo e social gerado pela interação com os demais. “Todos os nossos sentidos podem ser desenvolvidos através de estimulação adequada. As percepções alcançam níveis de refinamento compatíveis com as necessidades circunstanciais, mas também por intervenção educacional. ” (CUNHA, 2007, p. 50).  Dessa forma por meio da introdução da educação ambiental nas escolas se defende a formação de um modo de pensar crítico ligado com a essência do próprio aluno, considerando o que mesmo já traz de sua realidade. De acordo com a lei nº 9.795/99, o Brasil tem um Plano Nacional direcionado para a educação ambiental, priorizando a integração da mesma em todas as esferas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com