Metodologias Ativas na Educação Tecnológica
Por: monalisarocha • 13/1/2023 • Trabalho acadêmico • 5.221 Palavras (21 Páginas) • 204 Visualizações
METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 1
Monalisa de Paula Rocha2
Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu, com exceção à Engenharia de Segurança do Trabalho. Em cursos de Complementação Pedagógica e Segunda Licenciatura a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatória).
RESUMO
Esta pesquisa tem o objetivo de verificar a importância das metodologias ativas para o bom desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. Vive-se o tempo da informação e comunicação, não cabendo mais aulas expositivas e monótonas, onde apenas o professor fala e o estudante é um mero ouvinte. Na atualidade, os estudantes possuem acesso ilimitado às informações e se faz necessário que os mesmos sejam protagonistas do seu processo de aprendizagem. As aulas devem ser mais dinâmicas e atrativas, de maneira que o professor seja responsável pela organização e orientação deste processo. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram realizadas leituras sobre o tema e acerca da sua relevância nos dias atuais. O professor que trabalha com as metodologias ativas levará o estudante a se reconhecer em seu contexto histórico e cultural, ser comunicativo, criativo, crítico, participativo, ter liberdade, ser aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável. O principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar a participação ativa dos estudantes de maneira que aprendam com autonomia e sejam protagonistas em busca dos seus conhecimentos e aprendizagens.
Palavras-chave: Metodologias Ativas. Protagonismo. Aprendizagem.
ABSTRACT
This research aims to verify the importance of active methodologies for the good development of learning by students of Professional and Technological Education. We live in the time of information and communication, with no more expository and monotonous classes, where only the teacher speaks and the student is a mere listener. Currently, students have unlimited access to information and it is necessary for them to be protagonists of their learning process. Classes should be more dynamic and attractive, so that the teacher is responsible for organizing and guiding this process. For the development of this research, readings were carried out on the subject and about its relevance today. The teacher who works with active methodologies will lead the student to recognize themselves in their historical and cultural context, to be communicative, creative, critical, participative, to have freedom, to be open to the new, collaborative, resilient, productive and responsible. The main objective of this teaching model is to encourage students to learn in an autonomous and participatory way, based on real problems and situations.
Keywords: Active Methodologies. Protagonism. Learning.
1 INTRODUÇÃO
Pensar em metodologia de ensino é buscar uma prática que coloque os estudantes no centro desse processo de ensino e aprendizagem. Atualmente a educação tem que ir além das infraestruturas físicas da escola, conectando-se a realidade, ao universo que envolve e encanta os alunos, neste contexto, as tecnologias assumem papel fundamental, pois possibilita utilizar práticas significativas e que desafiam os estudantes.
As metodologias ativas têm o potencial de despertar a curiosidade, à medida que os alunos se inserem na teorização e trazem elementos novos, ainda não considerados nas aulas ou na própria perspectiva do professor. Quando acatadas e analisadas as contribuições dos alunos, valorizando-as, são estimulados os sentimentos de engajamento, percepção de competência e de pertencimento, além da persistência nos estudos, entre outras (BERBEL, 2011, p. 28).
A educação nos dias atuais ainda está centrada no professor e no ensino. As aulas são planejadas e desenvolvidas pelo professor, onde o estudante apenas recebe o conhecimento de maneira passiva. Esse trabalho apresenta a proposta de conhecer um pouco mais sobre as metodologias ativas e sua importância para o desenvolvimento de aulas dinâmicas, onde o estudante é o protagonista com participação ativa na construção do seu conhecimento. O professor deve atuar como mediador da aprendizagem, provocando e instigando o aluno a buscar as resoluções por si só. O professor tem o papel de intermediar os trabalhos e oferecer retorno para a reflexão sobre os caminhos tomados para a construção do seu conhecimento, estimulando a crítica e reflexão dos estudantes. O professor não oferece respostas, mas aponta os caminhos (REVISTA NOVA ESCOLA – 2018).
De acordo com Borges e Alencar (2014), podemos entender Metodologias Ativas como formas de desenvolver o processo do aprender que os professores utilizam na busca de conduzir a formação crítica de futuros profissionais nas mais diversas áreas. A utilização dessas metodologias pode favorecer a autonomia do educando, despertando a curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais da prática social e em contextos do estudante. Além disso, a metodologia ativa traz consigo a interdisciplinaridade, que promove a substituição de conhecimento fragmentado e oferecido em disciplinas por situações reais que envolvem vários aspectos do conhecimento, favorecendo uma aprendizagem significativa, contextual e, ainda, propiciando a integração dos conteúdos curriculares (BORGES et al., 2014).
Analisar esse tema é de suma importância, uma vez que estamos vivendo em tempos de tecnologias avançadas, às quais nossos alunos têm acesso e estão acostumados a manuseá-las. Em se tratando da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), essas ferramentas tornam-se fundamentais, uma vez que os estudantes estão se preparando para o mundo do trabalho e esses não poderão ser pessoas passivas e sim ativas, com criatividade, empatia e estarem preparadas para a resolução de problemas.
A pesquisa objetiva de forma geral apresentar os pontos positivos das metodologias ativas, as vantagens em trabalhar com essas ferramentas pedagógicas em sala de aula e compreender as dinâmicas propostas pelas metodologias e as possibilidades reais de efetivação da aprendizagem significativa na EPT. Para alcançar esse objetivo propõe-se especificamente conhecer as características específicas das metodologias de aprendizagem. O uso das metodologias ativas apresenta-se como alternativa para a melhoria do processo de conhecimentos, contribuindo com a formação profissional e humana dos estudantes.
...