Migração nordestina
Por: alessandrayoz • 17/4/2015 • Trabalho acadêmico • 262 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
MIGRAÇÃO NORDESTINA
Os migrantes nordestinos que muitas vezes viajam para a região sudeste do Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho e de vida, mas também vemos com eles o preconceito se expressar através dos estereótipos “baiano”, “pau-de-arara”, “cabeça chata”, “terra-seca”, que são usados genericamente e preconceituosamente pelos moradores das cidades que o acolhem.
A imagem do nordestino serviu também para estigmatiza-lo como sendo um homem que não se adapta à modernidade, ao urbano, que não possui qualificação profissional e portanto, só consegue realizar trabalhos desqualificados. Este é um preconceito sobre a figura do nordestino, de que ele só é capaz de realizar trabalhos braçais, e incapaz de tarefas intelectuais.
Crianças que chegam desta região tentam apagar ou esconder sua origem geográfica. Essas pessoas vivem em permanente pressão, imposta por uma sociedade que quer uma extenuante qualificação profissional e porque não dizer, uma perfeição da aparência física para serem aceitos.
Nos últimos anos, com o crescimento da rede mundial de computadores, o preconceito tem se intensificado mais ainda, ultrapassando as fronteiras das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, permitindo um contato intenso entre as pessoas que compartilham desse tipo de preconceito.
[pic 1]
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia
...