Minhas tardes com marguerite
Por: cristinasantos • 18/10/2015 • Resenha • 251 Palavras (2 Páginas) • 579 Visualizações
O filme conta a história de Germain, um senhor de cinquenta anos que é pobre com as palavras e uma senhora chamada Margueritte que é apaixonada por livros.
Germain na sua infância, foi chamado de burro e a dificuldade de ler se transformou em um bloqueio intelectual e quando ele conhece Margueritte que mostra o universo das letras e LER se torna sua principal vontade. Com os encontros frequentes, o homem se encanta cada vez mais pela senhora de 90 que apesar da sua idade ainda se interessava por livros. A partir desses encontros Germain se mostra cada vez mais interessado pela leitura e é quando ele percebe que Margueritte tem problemas de visão e pode ficar cega.
A parte mais emocionante do filme é quando ele reaprende a ler e passa a ler as histórias para ela, e os dois se divertem muito no mundo da leitura, a ligação entre os dois é tão forte que é como se ela fosse a mãe que ele não teve, lhe dando amor e a motivação que ele não teve.
O filme mostra que o Adulto que ainda não é alfabetizado ele precisa de um incentivo e que quando desmotivados sua mente bloqueia, muitas vezes isso acontece na infância desse adulto. Além, disso o filme também aborda a questão dos diferentes saberes e é isso que o professor de EJA precisa abrir em suas práticas, um espaço para inserir esses alunos e aproveitar toda essa cultura que precisam ser ouvidas, compartilhadas e trocadas com seus colegas.
...