Multimeios Aplicados à Educação
Por: edlurabitto • 7/3/2016 • Projeto de pesquisa • 781 Palavras (4 Páginas) • 665 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Multimeios Aplicados à Educação
Curso: Pedagogia
Unidade de Ensino: Taboão da Serra
Nome | Luane da Silva Viana Tiburcio |
RA | 8487202100 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Multimeios Aplicados à Educação
Curso: Pedagogia
Unidade de Ensino: Taboão da Serra
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Multimeios Aplicados à Educação apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
Aula Tema 03: Uso dos equipamentos: Data show
Tema: A Língua Portuguesa Interage com a Tecnologia
Este Plano de aula está fundamentado em uma seqüência de atividades que visa a montagem de componentes da parte externa de um computador, por alunos do 4 ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Sala com 30 alunos entre nove e dez anos de idade.
Tempo de Duração
Três aulas de 50 minutos no laboratório de Informática e mais duas aulas de 50 minutos cada em sala de aula. Total de quatro aulas.
Justificativa:
Resolução de problemas a partir do uso de Datashow (Manual de instruções do computador). O Datashow possibilita a projeção de animações, movimentos associados à imagem, arquivos e programas disponíveis em várias mídias.
O uso das tecnologias de informação é de excelente valia para o enriquecimento das aulas, podemos fazer o uso das Tic’s em varias matérias, inclusive na Língua Portuguesa, onde quase sempre as aulas são teóricas e maçantes. Levar os alunos para o laboratório de informática e usar uma temática diferente, sair da rotina, pode fazer com que o aluno alie a tecnologia que esta presente em tudo ao nosso redor, estamos literalmente vivendo na era digital, a uma determinada disciplina. Hoje as crianças já sabem fazer uso das ferramentas tecnológicas, mais montar um computador passo a passo, pode ser uma tarefa difícil, é preciso observação, compreensão, interpretação de texto, e tudo isso pode ser reproduzido através de uma ferramenta que auxilia muito a vida do educador, é claro que o educando precisa dominar a ferramenta escolhida, preparar a aula, verificar com antecedência se esta tudo funcionando, usar uma fonte adequada , cores e imagens para facilitar a compreensão dos alunos no contexto proposto.
Esse projeto pode ser usado em varias escolas e series, além disso uma vez que a criança aprende a montar um computador, ela pode repassar essa informação, em casa, para seus amigos contribuindo assim para sua comunidade, sendo um transmissor de informação e conhecimento.
Objetivos:
Usar as técnicas do datashow na apresentação da aula de português.
- Desenvolver a capacidade de observação e resolução de problemas;
- Estimular a leitura e a interpretação de texto;
- Identificar as características de gênero textual (Texto instrucional/manual)
- Desenvolver atividades que possibilitem o aprimoramento da escrita, da interação em grupo e a coordenação motora.
Habilidades:
- Depois de interagir com os alunos na parte prática, avaliar o desenvolvimento motor e o tempo que levaram para montar o computador, a partir das instruções em datashow.
- Leitura individual e coletiva atentando-se às características do gênero textual.
- Na sala de aula, com o manual de instrução reproduzido no datashow palavras que não conheçam e procura- las no dicionário;
- Transcrever no caderno palavras e imagens que identificaram no uso da linguagem verbal e não verbal;
Cronograma de execução, Estrutura física, Materiais e equipamentos
- Reservar o laboratório de informática;
- saber fazer o uso do data show;
- Ter acesso ao manual de instrução online, nota fiscal
- Desmontar seis computadores;
- Organizar o laboratório para receber 6 grupos de 5 alunos;
- Reservar os dicionários;
- Dividir a sala em 6 grupos de 5 alunos e levá-los até o laboratório de informática.
Metodologia:
Cada grupo ficará responsável:
- Por retirar o computador da caixa;
- Conferir os itens de acordo a nota fiscal;
- Seguir o passo a passo do manual no datashow
- Conectar os cabos,mouse, teclado e caixa de som e liga-lo.
Itens que compõe um computador
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