Mutidiciplinar
Por: Aikasantos • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.535 Palavras (11 Páginas) • 192 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUACIONAL – UNIDERP
UNIABC – SANTO ANDRÉ
PEDAGOGIA – EAD
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROJETO MULTIDICIPLINAR III
Adriana Silva dos Santos RA: 7308549114
Edineia Bispo dos Santos Torres RA: 7533591351
Ivone da Conceição dos Santos RA: 6946465890
Luciana dos Santos RA: 7533593067
Jozélia Lima Garcia dos Santos RA:7710624174
Meylyna Maura de M. Lourenço RA:7531597664
Débora Pansarelli - Tutora Presencial
Santo André
2015
SUMÁRIO[pic 2]
1 INTRODUÇÃO
2 RESENHAS DOS TEXTOS INDICADOS
3 PROJETOS EDUCATIVOS
4 VÍDEOS
5 PROJETO DE ARTES - PARA ARTE EU TIRO O CHAPEU.
5.1 Justificativa
5.2 Objetivo
5.3 Objetivos Específicos
5.4 Desenvolvimentos
5.4.1 1° semana:
5.4.2 2° semana:
5.4.3 3° semana:
5.5 Recursos
5.6 Avaliação
5.7 Produto Final
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos relatar a importância dos projetos pedagógicos, onde os alunos são capazes de obter os seus próprios conhecimentos, tendo uma boa comunicação com o professor e com sociedade na qual está incluído. Conduzindo-o a meditação sobre perguntas da vida real, observando as diversas áreas do conhecimento, com a devida assistência e mediação do professor no momento apropriado para o alcance dos objetos propostos. Foi desenvolvido um projeto a partir de discussões do trabalho e hábitos de obrigações na infância. Propiciando através das várias áreas de instrução e entender a importância do viver na infância e a consideração aos direitos da criança.
- RESENHAS DOS TEXTOS INDICADOS
Os projetos desenvolvidos são formas que a educação envolve alunos, professores e os recursos disponíveis. Todo esse convívio qualifica-se em ambiente de aprendizagem. A aprendizagem com vários projetos se da através de relação e combinação das diversas áreas de conhecimento a partir do dia dos alunos, onde suas vontades, esperanças, interesses servem de apoio para o conhecimento cientifico, sem fragmentação disciplinar e com a mediação do professor no momento aprendizagem. O plano de atividades vai se completando durante a realização dos projetos. Seu andamento envolve um método de criação, apoio, participação e articulação.
Os professores e alunos trabalhando juntos com a aprendizagem de acordo com o papel e classe de conhecimento de cada um, sendo o professor ágil, mediador, e facilitador do método da evolução do aluno, em um ambiente de segurança, respeito às desigualdades, num ato de parceria e simplicidade, onde todos os envolvidos trabalham para encontrar ou elaborar algo novo, baseado em problemas reais. Não podendo misturar projetos com um conjunto de atividades que o professor propõe aos alunos a partir de um tema selecionado, resultando na apresentação de um trabalho. Segundo Fagundes (1999),” ao mesmo tempo em que o ajuda a articular informações com conhecimento anteriormente adquirido e a gerenciar o seu desenvolvimento.”
O professor trabalhando com projetos exige mudanças no conhecimento do ensino, aprendizagem e na sua postura. Precisa ser criativo e inovador dentro das limitações do cotidiano, convidando os alunos à reflexão sobre questões das vida real, proporcionando um modo de aprender integrado com várias áreas de informações, bem como diversas mídias, favorecendo ao aluno aprender, criar, procurar, levantar dúvidas, encontrar, entender e reformar conhecimentos.
A informática não pode ser usada apenas como modismo, mas sim de forma abrangente, mudando o sistema de aprender, e dando oportunidade de formar pessoas mais críticas e criativas em busca de uma sociedade melhor. Com os computadores nas escolas há muito a ser feito na educação, com os projetos presente em parte das propostas pedagógicas, o que não significa que os alunos estão adquirindo informações e compreendendo o que estão fazendo por estarem ampliando projetos. Segundo Piaget “há diferenças em fazer com sucesso e compreender o que foi feito.”
Para melhorar a educação devemos usar atividades para estimular e envolver os alunos, sendo importante que o professor tenha ciência da direção das atividades e quais os objetivos a serem obtidos. O sistema só irá mudar se todos os envolvidos no método educativo estiverem empenhados nos métodos de ensino e aprendizagem, para uma sociedade cada vez melhor.
A partir do século XX com a mulher trabalhando foi preciso pensar num jeito para as crianças de 0 a 6 anos terem um lugar apropriado para ficar enquanto seus pais trabalham, daí teve o surgimento das creches. No Brasil a maiorias das famílias tem o atendimento direcionado a essas crianças mais carentes, numa atitude que compensa, voltada apenas aos cuidados com a higiene e alimentação e com atividades que são desenvolvidas com profissionais competentes e recreativas.
...