NOVAS PERSPECTIVAS PARA A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Por: isabacargi • 5/11/2020 • Resenha • 323 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
NOVAS PERSPECTIVAS PARA A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
A transição do século XX para o XXI trouxe mudanças que afetaram a educação, meio que a obrigando a se renovar através de projetos criativos e desafiadores. Vendo isso, o Governo Federal vem abrindo oportunidades para milhões de jovens e adultos da classe trabalhadora. Na busca de ampliação do acesso à educação e de permanência e aprendizagem nos sistemas de ensino, através de diversas medidas que já estão em andamento.
Alguns dos programas para investimento na educação são:
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Programa Universidade para todos (ProUni).
Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Educação profissional e tecnológica Rede Federal
Escola Técnica do Brasil, E-tec Brasil
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)
Programas Escola de Fábrica, educação em ambiente de trabalho, e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).
A escola vem sentindo o reflexo dessa política, pela degradação das relações humanas, que vem ocupando lugar de destaque na comunicação de massa interferindo, assim nas relações que acontecem no universo educacional. O que ocorre é que a sociedade está forçando a formação apenas de maquinas com treinos de habilidades e técnicas a serviço, formando o aluno para a produção capitalista, esquecendo que para ser um profissional bom não é necessário apenas técnica, mas também o convívio em sociedade.
Para que essas mudanças ocorram, há a necessidade da participação da sociedade no âmbito escolar. Para que haja a participação da sociedade precisamos incluir nos projetos pedagógicos ações voltadas para a sociedade, como cultura esporte e lazer, incentivando assim a participação social nas escolas, tendo como resultado a formação de alunos que além de habilidades técnicas tenha também habilidades sociais, que saibam o que querem e que queiram ser indivíduos pensantes dentro da sociedade.
...