TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NR's da Ergonomia Águas Lindas de Goiás - GO

Por:   •  18/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

CETEP

                                                  Ana Raquel Dutra

                                                  Diego Wilson Dias

                                                  Laura Keilane Rodrigues

                                                  Leidiele Alves Ribeiro

                                                  Raquel Fernandes

                                                  Silmara Cate Carvalho

NR's da Ergonomia

Águas Lindas de Goiás - GO

2019

Sumário

1. Introdução.....................................................................................03

2. NR's da Ergonomia ......................................................................04

2.1. Ergonomia na área da Saúde....................................................04

2.1.1. Ergonomia na área da Beleza................................................05

3. Como a Ergonomia pode ser aplicada nas empresas..................05

3.1. Devemos ter postura ao sentar-se.............................................06

4. Análise ergonômica do trabalho....................................................07

5. Conclusão......................................................................................08

6. Referências Bibliográficas.............................................................09

Introdução

Com esta pesquisa buscamos compreender sobre a Norma Regulamentadora conhecida como NR’s 17 da Ergonomia. Suas reais regras e parâmetros.

Conhecer a relação correta entre o ser humano e o sistema de maneira coerente.

Saber como aplicar de forma ética e profissional todos os equipamentos de forma segura e confortável, tanto para os profissionais, como para a clientela a ser assistida.

NR's da Ergonomia

Norma regulamentadora 17, conhecida também como NR's da Ergonomia. A história da Ergonomia nos conta que a ela se desenvolveu durante a Segunda Guerra Mundial (1939/1945). A Ergonomia surgiu por uma equipe de diferentes profissionais e de variadas áreas como na Psicologia, Engenharia, Medicina e outras áreas que foram importantíssimas para que a Ergonomia fosse estabelecida no período da Segunda Guerra Mundial.

Essas áreas tinha como objetivo resolver problemas de projeto que estavam relacionados também com os militares ou seja com os equipamentos militares. Depois de um longo período esse trabalho foi reconhecido e em 1959 foi criado a Associação Internacional de Ergonomia (IEA). O Brasil era um dos 48 países Associados à Federação. Fundaram algumas  Sedes e uma delas está localizada aqui, no Rio de Janeiro na qual foi fundada em 1983. Com isso vemos que a ergonomia Aqui no Brasil tem pouquíssimo tempo tanto que foi criado a sede aqui em 83.

O regulamento diz que “esta é uma Norma Regulamentadora  que permite que seja feita adaptações das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores”, ou seja o trabalho seja adaptado/alterado para o trabalhador. Ela tem o objetivo de cuidar e melhorar as condições de nós Trabalhadores, de nos dá segurança e conforto no nosso ambiente de trabalho.

Temos ela como uma das normas importantíssimas pois as maiores das doenças laborativas são consequências das exposições desses risco ergonômico no trabalho, e enquanto a empresa onde trabalhamos não se adapta essas normas, os funcionários vão sendo negativamente afetado pois temos que estar cumprindo as tarefas que são designadas; tarefas rotineiras  repetitivas e que exigem maior esforço físico causando danos futuros.

A NR 17 atua em varias áreas de trabalho como por exemplo na área da educação, da beleza, área administrativa, área da Saúde entre outros.

Ergonomia na área da saúde

A ergonomia para nossa saúde e essencial, é uma das garantias da manutenção da saúde do funcionário. E não podemos ignora-la, pois trará danos a nossa saúde. Podemos ter problemas graves, que pode até nos afastar do nosso ambiente de trabalho.

Os trabalhadores da área de saúde estão sujeitos a vários sintomas, pois fazem vários procedimentos que envolvem a movimentação. O  transporte de pacientes por exemplo, são considerados os mais penosos, por causa do peso que o funcionário pega para transportar o paciente.

Os trabalhadores da área da saúde estão sujeitos a vários riscos, e os principais são os riscos ocupacionais, que são os químicos, biológicos, físicos, mecânicos e ergonômicos. E todos esses riscos são expostos diariamente dentro de um hospital ou clínica.

Ergonomia na área da Beleza

A nr-17 aborda várias áreas profissionais como por exemplo a área da beleza.

As profissionais que atuam nessa área vem sido bastante afetadas exemplo a atividade exercida por manicures e pedicure não é apenas de um caráter estético trata-se também da saúde e higiene e prevenção de doenças de pessoas que trabalham nessa área.

A falta de ergonomia nessa área vem causando alguns malefícios para os profissionais, pois fazem muito trabalho repetitivos e muitos períodos na mesma posição como a manicure que está sempre de sentada nunca está com a coluna ereta e com movimentos repetitivos com punho na qual causam dores nas costas no pescoço e no braço.

Como a Ergonomia pode ser aplicada nas empresas

Uma forma da Ergonomia se aplicada nas empresas é tendo  algumas adaptações do trabalho, e indo de acordo com a função exercida  e carga horária do funcionário, e Respeitar as pausas, rotatividade de tarefas e ginástica laboral. Esses exercícios laboral são favoráveis aos funcionários pois os movimentos que serão executados  poderão ajudar na correção da postura, no alívio das Dores, e na tensão muscular. Exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com