TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negrinha - Análise do texto

Por:   •  27/6/2017  •  Exam  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  2.132 Visualizações

Página 1 de 2

1- A ironia é um dos recursos de estilo mais usados por Monteiro Lobato na caracterização da personagem Dona Inácia. Destaque duas passagens do texto em que esse recurso esteja presente e explique sua funcionalidade.

R: “Excelente senhora, a patroa”. “Ótima, a dona Inácia”. O autor critica a Dona Inácia descrevendo suas atitudes e características de forma oposta à realidade, o que constitui uma ironia.

2- O fato de Negrinha não ter nome próprio dá à personagem que dimensão simbólica? Explique.

R: Além de dar uma impressão de preconceito, enfatiza a falta de importância e identidade dela, dando a entender que outras negras quaisquer também sofreram com a escravidão.

3- “O 13 de Maio tirou-lhe das mãos a azorrague, mas não lhe tirou a gana.” – Que consequências do regime escravocrata aponta nessa personagem? Que episódio narrado no conto, envolvendo Negrinha, ilustra essa “gana” de Dona Inácia?

R: Mesmo após a abolição da escravidão, ainda existe preconceito com os negros, mantendo os maus tratos apenas por capricho visto que não haviam motivos para tais agressões.

“Veio o ovo. Dona Inácia mesmo pô-lo na água a ferver; e de mãos à cinta, gozando-se na prelibação da tortura, ficou de pé uns minutos, à espera. (...). Negrinha urrou surdamente, pelo nariz. Esperneou. Mas só. Nem os vizinhos chegaram a perceber aquilo.”

4- O autor, em certo momento, chama Negrinha de “coisa humana”. Por quê?

R: Ao tratar a menina como uma coisa, mostra que Dona Inácia a via apenas como um objeto feito para lhe agradar, como se a menina não tivesse alma.

5- Ao ser impedida de brincar com as sobrinhas da patroa, diz o autor que Negrinha sentiu uma “angústia moral – sofrimento novo que se vinha acrescer aos já conhecidos”. – O que seria essa “angústia moral” sentida pela menina?

R: Negrinha percebeu que não poderia ter outra vida além da que levava, que não poderia mudar de raça, e ficou sem esperanças, pois sempre seria inferior diante às condições desiguais do meio em que estava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com