Novos Paradigmas da Educação
Por: Luciana Martins • 20/3/2019 • Artigo • 505 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
IFSULDEMINAS
Curso Licenciatura em Pedagogia
Didática Geral – Os Paradigmas de Docência
1º Semestre
Professora: Ellissa Castro
Tutor Virtual: Isabel Barbosa Alves
Aluna: Luciana Alvarenga Silva
Polo: Campo Belo –MG
"Novos Paradigmas da Educação"
Este trabalho é baseado no vídeo de lançamento do livro do Filósofo, Escritor, Professor Universitário e Palestrante Mário Sérgio Cortella; que aponta características, posturas e movimentos que os educadores devem cultivar para a construção de novos paradigmas na Educação. O autor alerta que precisamos rever, olhar de outro jeito alterar o modo como fazemos e pensamos as coisas, não nos esquecendo da devida cautela, prescindindo um problema ainda maior. Educar, segundo o autor é manter os olhos no futuro, observando as mudanças e não paralisar.
A escola tem sido instigada a acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade e embora tenham acontecido grandes revoluções na sociedade, infelizmente a educação não acompanhou esta evolução ficando paralisada no tempo. São tempos em que tudo está mais complexo e exigente necessitando de uma formação constante dos educadores para buscar uma mudança de paradigmas na prática pedagógica e no uso das ferramentas disponíveis para melhor ensinar e aprender.
O modelo utilizado já não atende a necessidade da sociedade, comprimindo o aluno a se tornar um mero candidato a uma vaga no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Hoje a idéia sobre educação escolar mudou, o ensino – aprendizagem tomou uma nova direção, e infelizmente a maioria dos professores ainda insistem em não querer procurar inovação para exercer sua profissão. O filósofo Mário Sérgio Cortella,faz uma profunda reflexão e comparação da educação dizendo: “Se os alunos não são mais os mesmos, se o mundo não é mais o mesmo, por que continuamos dando aula da mesma forma que dávamos há 10 anos?”
O que nos leva a entender que os alunos continuam sendo avaliados como no século XIX,ou seja, a educação tem uma estrutura que é uma base inter-secular, os métodos e uma parte da organização disciplinar são do século XIX, os professores são do século XX,e os alunos são do século XXI,o que causa um verdadeiro choque na educação.
È necessário que nos formemos e nos informemos cada vez mais para atualizarmos, deixando de ser retrógados, tendo coragem e humildade em admitir que não sabemos tudo;avaliando atitudes positivas e negativas,pois também estamos no processo de conhecimento,onde podemos receber e partilhar,gerando assim um ensino-aprendizagem de qualidade.
Referências :
Palestra: Novos Paradigmas da Educação Mário Sérgio Cortella 2003 – OSP
CORTELLA, Mário Sérgio. Educação, Escola e Docência: novos tempos, novas atitudes.
...