TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Educativo

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, conhecer e analisar o ambiente educativo sob diversos ângulos.

Neste sentido, observarei durante certo período de tempo, tudo o que acontece dentro de uma escola, o seu dia a dia, o espaço físico e os relacionamentos existentes entre alunos, professores, funcionários e equipe pedagógica.

A importância do conhecimento dessa realidade se revela em muitos aspectos, sendo o principal a reflexão sobre as práticas pedagógicas.

DESENVOLVIMENTO

Considerando-se que, para efeitos legais (estatuto da criança e do adolescente) uma pessoa é considerada criança até os doze anos de idade incompletos, a escola de educação infantil e ensino fundamental em questão, é constituída, em sua grande maioria, por crianças.

Sendo assim, é de suma importância que alunos, professores, direção e funcionários, tenham pleno conhecimento das leis estabelecidas no estatuto da criança e do adolescente onde são assegurados a estes direitos fundamentais.

Pode-se observar que com relação a estes direitos, o relacionamento professor – aluno e funcionário – aluno, é devidamente respeitado.

Conforme informações recebidas da pedagoga já houve casos de suspeita de maus tratos contra crianças, geralmente ocorridos dentro do ambiente familiar, estes são imediatamente comunicados ao conselho tutelar, onde são devidamente investigados.

É muito importante que os professores fiquem atentos a possíveis casos de maus tratos porque na grande maioria dos casos, a escola se constitui no único ponto de apoio para crianças e adolescentes em situação de risco.

No capítulo II do estatuto da criança e do adolescente, encontramos a lei do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo o respeito aos valores, ideias e crenças. Sobre essa questão deve-se levar em conta não só o relacionamento professor/aluno mas também o convívio e a relação aluno/aluno, pois é comum ocorrerem discriminações e preconceitos entre os colegas.

Já a relação da equipe pedagógica com os professores é ótima, pois está sempre baseada na cooperação e participação de todos visando a flexibilidade de ideias com estratégias que envolvem principalmente práticas democráticas.

Apesar da elaboração de propostas pedagógicas inovadoras, sempre há a preocupação de cumprir os vários aspectos dispostos na lei de Diretrizes e Bases. É importante observar normas, procedimentos, regulamentos e responsabilidades que competem a União, ao Estado, ao Município e por fim a escola.

No artigo 13 da lei das diretrizes e bases, no que cabe aos docentes, vale ressaltar o item II: “Elaboração e cumprimento do plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da escola”. Nesse sentido, enfatiza-se a importância da elaboração conjunta deste plano de trabalho, possibilitando atingir plenamente os objetivos nas mais diversas áreas do ensino e aprendizagem.

No que diz respeito ao assunto da inclusão, temos muito a fazer. Analisando as novas emendas constitucionais, vemos assegurado o direito aos portadores de deficiência física, sensorial ou mental a inclusão em classes regulares.

Estas novas ideias e concepções representam, sem dúvida, um grande avanço educacional para nossos pais, precisa-se, entretanto, que a União destine as verbas financeiras necessárias para a modificação na estrutura física das escolas, como por exemplo a construção de banheiros adaptados, rampas e pontos de acessibilidade.

Também é imprescindível o fornecimento de incentivos para que os profissionais se habilitem nesta área, pois não disponibilizamos de pessoas competentes para atender nas salas de AEE ( atendimento educacional especializado).

A constituição Nacional ainda assegura o atendimento especializado à criança e adolescente dependente de entorpecentes e drogas. Já a escola, cabe realizar programas, como vídeos, filmes, e palestras que visam a prevenção ao uso de drogas pelas crianças e adolescentes.

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com