O Aspecto Antropológico
Por: ursulasalles • 31/10/2019 • Monografia • 516 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
Universidade Estácio de Sá
Curso: Pedagogia
Disciplina: Aspectos Antropológico e Sociológico da Educação
Professor(a) tutor (a): Antonio Bonanomi Neto
Título da atividade estruturada: O meio ambiente e seus problemas
Aluno(a) autor(a) da atividade: Ursula Dias Teixeira Salles Ferreira
Data: 29/10/2018
O meio ambiente e seus problemas
Introdução
São tantas cidades passando por problemas com o meio ambiente, a sociedade reclama, mas precisamos ser parceiros, para que vejamos melhorias a nossa volta.
Desenvolvimento
Não é de hoje que se fala em melhorias para que o meio ambiente não sofra tanto, mas o que vemos na realidade não traz nenhum sentimento de proveito nessa área.
Com o crescimento desenfreado da sociedade vemos grandes áreas, sendo desmatadas, só buscando o lucro e não a preservação do meio ambiente onde nós mesmos vivemos.
Nossa mata atlântica é um grande exemplo disso, o desmatamento ilegal gera grandes consequências para a flora.
São milhares de hectares destruídos sem legalização para uso, calcula-se 26.000km todos os anos. No brasil só em 2005 foram 18.793km de áreas desmatadas segundo dados do grupo permanente de trabalho interministerial sobre desmatamento na Amazônia.
E devido a dificuldade de fiscalização e a pouca infra estrutura na maior parte da região, alguns moradores e até os índios se vêem trabalhando na venda de madeira por não terem outro meio de renda. Valor esse não proporcional repassando a tora de mogno a R$ 30,00 quando na verdade, o mogno chega a valer R$ 3 mil reais no mercado.
Essa devastação não será restaurada em pouco tempo.
Informações mais recentes relatam que a mata atlântica perdeu aproximadamente 93% da sua cobertura vegetal, restando apenas 7% do território brasileiro, 15% era ocupado pela mata atlântica, hoje é considerada a quinta área mais ameaçada do planeta.
No nosso Brasil como foi mostrado no filme: Lixo extraordinário, vemos pessoas humildes, muitos sem um lugar habitável para morar, se amontoando com o lixo, sem equipamentos de proteção, expostas a todo tipo de doença.
Seres humanos vivendo junto com o lixo para conseguir o sustento de sua família na reciclagem. Muitos morrem fazendo esse trabalho ou sofrem mutilações.
karl Marx mostra no século XIX uma sociedade capitalista (egoísta), enquanto Weber diz que capitalismo é normal, existe em qualquer grupo de pessoas onde o objetivo é sempre aumentar a riqueza alcançada.
E onde a sociedade entra nesse perfil? por causa de pensamentos assim nosso meio ambiente vem sofrendo por muito tempo.
Os rios sendo poluídos, matança de peixes, esgoto a céu aberto, vazamento de petróleo nos mares, áreas desmatadas etc...
Passa anos e anos e só vemos a poluição aumentando, e nada é feito para o melhoramento definitivo.
Não é visto as autoridades se empenhando em investir para deixarmos um futuro melhor para a geração vindoura.
Conclusão
Se cada um, governo e sociedade fizerem a sua parte, teremos num futuro bem próximo uma cidade, um país mais saudável e consciente em todos os sentidos.
...