O Autismo na Educação
Por: Daniella Chagas de Oliveira Costa • 20/10/2021 • Monografia • 4.254 Palavras (18 Páginas) • 208 Visualizações
Universidade Paulista – UNIP
Licenciatura de Pedagogia
AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Um dos desafios que envolvem uma Educação Inclusiva de qualidade
Andréa da Silva Resende – RA 1527391
Daniella Chagas de Oliveira – RA 1548660
Ilda Gomes Pereira – RA 1542904
Maria Salete dos Santos – RA 1539486
Patrícia Aparecida da Silva – RA 1515338
IBHES
2017
Universidade Paulista – UNIP
Licenciatura de Pedagogia
AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Um dos desafios que envolvem uma Educação Inclusiva de qualidade
Parte da Monografia apresentada a Universidade Paulista - UNIP, à Coordenação de Curso como requisito para a obtenção do titulo de Licenciado em Pedagogia.
Orientadora Profª Gleidis R. Guerra.
IBHES
2017
Banca Examinadora
_______________________________
_______________________________
IBHES
2017
Dedicamos
AGRADECIMENTO
????????????
RESUMO
Palavras-chave:
ABSTRACT
Key words:
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I – CONCEITOS
1.1 Inclusão
1.2 Educação Inclusiva
1.3 Educação Infantil
CAPÍTULO II – DEFINIÇÃO DE AUTISMO
2.1 Perturbações
2.2 Intervenção precoce
CAPÍTULO III – AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
3.1 O professor e o aluno autista
3.2 Métodos de ensino
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
O Autismo é um transtorno que afeta a inserção social, a comunicação, o desenvolvimento de atividades e o interesse das crianças.
Dentro do contexto educacional, a criança autista necessita contar com práticas pedagógicas direcionadas, de acordo com suas necessidades e limitações.
Assim, o objetivo principal deste estudo envolve analisar, avaliar e compreender a inserção da criança autista na Educação Infantil, identificando métodos de ensino que favoreçam o desenvolvimento de um processo ensino aprendizagem significativo e qualitativo e, portanto, faz-se necessário que o professor desenvolva seu trabalho de mediador entre a criança autista e o conhecimento, de maneira que todo conteúdo trabalhado faça sentido para a criança, favorecendo o desenvolvimento de um processo ensino aprendizagem mais significativo.
Sendo o Autismo um distúrbio presente em muitos alunos em fase escolar, torna-se imprescindível conhecê-lo para desenvolver uma abordagem adequada e eficiente com o intuito de oportunizar ao autista um desenvolvimento escolar e social eficaz, sendo este fato principal justificativa que embasa o presente trabalho.
Um processo ensino aprendizagem eficaz e qualitativo é aquele que organiza as práticas em sala de aula (ou em outro ambiente educacional) de maneira a oportunizar aos alunos (especiais ou não) certo nível de compreensão, que venha diminuir suas reais necessidades, resultando em uma feliz aprendizagem.
Sendo assim, questiona-se: É possível incluir a criança autista na Educação Infantil, desenvolvendo atividades que ofereçam resultados totalmente eficazes quanto à aquisição de novos conhecimentos e especialidades? É possível desenvolver um trabalho adequado e um ensino de qualidade com os alunos autistas desde a infância?
Para responder a tais questionamentos, os pesquisadores optaram pela metodologia de pesquisa bibliográfica por onde farão o levantamento de teorias e obras produzidas, analisando as contribuições de cada teórico quanto ao tema abordado, para que assim, não se corra o risco de apontar como inédito o que já foi pesquisado.
Segundo Cruz (2009, apud Lara, 2011, p.23) a pesquisa bibliográfica exige dos alunos “o domínio de diversas línguas; um alto grau de investimento no estudo para cumprir as exigências dos trabalhos acadêmicos; [...] interpretação de textos [...]”.
Severino (2004) completa afirmando que antes de realizar qualquer pesquisa, o pesquisador deve estar amparado por bibliografias que envolvam o tema escolhido, buscando assim compreender e utilizar as informações obtidas de maneira a desenvolver um trabalho de qualidade.
O trabalho será dividido em três capítulos, onde no Capítulo I serão abordados os principais conceitos que envolvem a temática escolhida, ou seja, Inclusão, Educação Inclusiva e Educação Infantil.
O Capítulo II abordará a definição do Autismo, suas perturbações e a importância da intervenção precoce.
Já o Capítulo III envolverá o tema Autismo na Educação Infantil, ressaltando a postura do professor e do aluno autista no processo educacional e os métodos de ensino que melhor se adequam ao desenvolvimento educacional do autista.
Envolver o aluno autista no sistema educacional desde a primeira fase da Educação Básica é um desafio a ser superado por professores, equipe gestora, familiares e pelo próprio aluno, visto que é um ambiente novo proporcionado a uma criança que segue rotinas e que não interage junto aos demais. Assim, cabe ao professor e a toda equipe escolar desenvolver práticas, técnicas, ações e metodologias que organizem a sala de aula e a prática pedagógica, de maneira a ensinar ao autista, da melhor maneira possível.
...