O BRINCANDO EU APRENDO
Por: LUIZA HELENA BRAGA ALMEIDA BRAGA • 14/12/2016 • Projeto de pesquisa • 711 Palavras (3 Páginas) • 714 Visualizações
SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO DE TECNOLOGIA E DIFUSÃO EDUCACIONAL
ESCOLA PROFESSORA CONCEIÇÃO DA COSTA E SILVA
AUTORA DO PROJETO: LUIZA HELENA BRAGA ALMEIDA
O Presente projeto será desenvolvido na Escola Professora Conceição da Costa e Silva, está localizada na Av. Santo Antônio, nº 91. Bairro Senador Hélio Campos. Com alunos da faixa etária de 15 a 16 anos de idade, que estão com dificuldade de aprendizagem. Tendo início em Março de 2014, com término em Dezembro de 2014.
PROJETO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM E ENSINO
[pic 1]
Boa Vista, rr
2014
PROJETO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM E ENSINO
JUSTIVICATIVA:
A iniciativa da proposta deste projeto, observamos que há um número significativo de adolescente que apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. São adolescente que apresenta fracasso, nas atividades escolar. Por esse motivo o corpo docente da escola elaborou este projeto visando possibilidades de um aprendizado de qualidade para esses alunos.
Ao se propor o presente projeto, acreditamos que se pode contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas por esse alunos. No projeto se propõe operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente sobre a proposta pedagógica da escola, sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem. Visando garantir que todos os alunos o melhor desenvolvimento no ensino-aprendizagem, com atividades diversificadas e individuais, e com competência, pois será necessário praticar a leitura, escrita. É o ponto essencial de nosso projeto, de outra forma ao propormos o projeto, vimos ao encontro da missão. Pois acreditamos, a superação dos problemas vão ser realizadas.
TEMÁTICA DO PROJETO:
O regaste das dificuldades de aprendizagem.
DELEMITAÇÃO DO TEMA:
OBJETIVO GERAL:
Oferecer, aos adolescentes deste projeto, atividades diversificadas que minimizem o fracasso escolar melhorando sua autoestima por meio da oportunidade de ofertar aos alunos atividades diferenciadas e criativas. No contexto desafiador dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Também objetiva-se proporcionar situações de agir-refletir-agir compatíveis com os objetivos educacionais, metodologias e conteúdos programáticos no projeto.
.
PUBLICO ALVO:
Alunos com faixa etário fora do ensino regular, selecionadas para o projeto pelos docentes regente da turma, sendo que o critério a ser adotado é o seguinte: dificuldades na leitura e escrita, dificuldades na matemática, notas baixas e crianças que não estão sendo atendidas por nenhum outro programa de recuperação de estudos.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Trabalhar as dificuldades de aprendizagem utilizando materiais concretos que facilitam a compreensão dos conceitos e significados das disciplinas destinadas aos educandos;
Acompanhar a individualidade de cada educando, nas atividades proposta.
Orientar os educando nas confecções do material pedagógico, possibilitando um envolvimento de aprendizagem a todos.
ÁREAS DECONHECIMENTO:
Matemática;
Língua; oral e escrita;
Ciências; artes;
Músicas e teatro.
METODOLOGIAS:
A metodologia do trabalho parte da observação da realidade de cada um, uma, vez que cada educando é um caso específico e para buscar uma solução das dificuldades de aprendizagem.
Os alunos que participam do projeto são os que apresentam casos de dificuldades na leitura, escrita e matemática, e os que estão fora da faixa etária do ensino regular. Dentre outras previamente selecionadas pelos professores regentes da escola. As aulas do projeto são semanais e em contra turno uma vez por semana. As atividades pedagógicas, serão realizadas: através de passeios em locais ambientais, oficinas, reciclagem.
...