O CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL
Por: Evilyn Gomes • 13/5/2022 • Seminário • 786 Palavras (4 Páginas) • 269 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL - UNIPLAN
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – PPAP II ENSINO FUNDAMENTAL
SAÚDE
EVILYN GOMES PEREIRA-UL20109773
SALGUEIRO/PE
2021
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL - UNIPLAN
EVILYN GOMES PEREIRA-UL20109773
ORIENTAÇÃO SEXUAL
Projeto e Prática de Ação Pedagógica – PPAP apresentado ao Centro Universitário do Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN, como requisito parcial para obtenção do grau da Licenciatura em Pedagogia.
Professora Orientadora:
SALGUEIRO/PE
2021
- TITULO:
Chô cegonha
- SITUAÇÃO PROBLEMA:
O presente projeto foi elaborado visando aumento expressivo de casos de adolescentes que são mães prematuras e que pelas circunstâncias deixam de ir para escola causando uma evasão escolar, comprometendo as oportunidades de desenvolvimento do aprendente
- JUSTIFICATIVA:
Onde há desinformação tem o risco, risco a vida, a mente e ao futuro. Tratado como “tabu” em muitas famílias, a gravidez na adolescência advém pela a falta de informações de uma relação sexual segura, e isso, possibilita a vários problemas na vida da criança que não teve a orientação de um adulto para essa fase de descobertas, para tal fato a escola é de suma importância para a vida desta jovem, dando as devidas informações sobre as devidas prevenções e cuidados.
- EMBASAMENTO TEÓRICO:
O presente projeto tem como principal embasamento a lei nº 13.798/19 que institui a semana de Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Que objetiva a divulgação de informações de qualidade nas escolas.
Fica instituída a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a ser realizada anualmente na semana que incluir o dia 1º de fevereiro, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. (BRASIL 2019 Art. 8º-A.)
Mesmo mediante os vários avanços nos currículos escolares ainda quando se trata de falar sobre sexo e sexualidade não é simples. Mas, olhando para as escolas e fora delas, esse assunto é de suma necessidade ser abordado. Cada vez mais prematura, a gravidez na adolescência veio a se tornar uma preocupação de saúde publica, pois há sérios riscos para a adolescente principalmente quando não é planejada. Para isso, são fundamentais projetos que estejam presentes na realidade do aluno e envolvam e orientem as jovens nesta fase.
Por outro lado, temos adolescentes que sabem da existência de métodos contraceptivos. No filme “Meninas” um documentário de 2006 que acompanha a vida de três adolescentes grávidas, vemos a historia de Luana uma menina que desejava ser mãe. “Eu tinha muitos atritos com a minha mãe e achava que as pessoas entenderiam que eu era adulta se eu também virasse mãe" (LUANA, 2021, online).
A maternidade é mais do que mera fantasia, mas é idealizado por algumas jovens. É preciso desconstruir a romantização da maternidade em jovens, causado por diversas mídias entre elas as novelas e as redes sociais devido a várias interpretações dos jovens onde a maternidade prematura é tratada como algo natural.
...