O COLÉGIO ADVENTISTA UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A INSTITUIÇÃO
Por: julianakades • 20/7/2021 • Trabalho acadêmico • 3.067 Palavras (13 Páginas) • 221 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Daniele Silva dos Santos RU: 1328242,
Juliana Elizabete dos Santos RU: 1328247,
Maria Izadora de França RU: 1361761,
Thaysa Rafaelle Durval Alves RU: 1328248
ESTÁGIO HÍBRIDO - ENSINO.
Colégio Adventista de Caruaru
CARUARU - PE
2018
SUMARIO
Introdução
- INTRODUÇÃO
O Estagio supervisionado é de grande importância para o graduado de pedagogia, pois ampliará sua visão quanto à gestão escolar. O objetivo do relatório de estagio é apresentar as conclusões das observações e demais atividades realizadas no estágio supervisionado gestão escolar, e apresentar um plano de ação a fim de promover bons resultados no processo ensino aprendizagem.
Partir do momento em que o graduado entra em campo, experimenta na prática a realidade educacional e idealiza seu futuro profissional. É a partir daí sua formação acadêmica começa a se apresentar levando a o desejo de exercer esta profissão que sem é de grande valor e importância. O presente relatório descreve o estágio supervisionado que ocorre no período de 13/04/2020 a 13/05/2020. A instituição escolhida para
observação e de mais atividades foi o Externato Azevedo Pinto-cidade Campos
dos Goytacazes /RJ, atuação desde a Educação Infantil ao Ensino
Fundamental. A realização de observação foi no período das 12h0 0min á s 17
h00 mi n. O tema apresentado, assim como outras informações que compõem
o currículo , adquire características especiais em cada caso, fazendo com que
esse futuro profissional adquira cada vez mais conhecimentos em sua jornada
acadêmica. O relatório aborda os seguintes tópicos: Identificação da escola,
instituição estagiada; concepção pedagógica - filosófica da instituição;
descrição e análise reflexiva das atividades de estagio supervisionado;
caracterização estrutural (Descrição do local); caracterização dos profissionais
que atuam na escola, instituição estagiada; roteiro para atividade de entrevista,
visita e observações, con textualização das observações de estágio;
caracterização dos esp aços de observação; ca racterização dos envolvidos;
caracterização da equipe pedagógica; em seguida segue o plano de ação com
objetivo de vivenciar na pratica o que é transmitido na teoria sabendo que é na
experiência que se adquire conheci mento
COLÉGIO ADVENTISTA UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A INSTITUIÇÃO
A história do Colégio Adventista se inicia em 1º de julho de 1896, sim há 120 anos, o Colégio Internacional de Curitiba abria as portas, não de apenas uma nova escola, mas da primeira unidade do que hoje chamamos Rede Educacional Adventista no Brasil. Aquela instituição seria o pontapé inicial para um sistema educacional que hoje está presente em todo o país.
O colégio Internacional teve Guilherme Stein Júnior como seu primeiro diretor, nada mais nada menos do que o primeiro adventista batizado em território nacional. Ele, que se mudou de Piracicaba, no interior paulista, para Curitiba com o objetivo de dirigir a instituição, havia estudado em um colégio que também possuía o título “internacional”. Esse pode ter sido o motivo para a primeira escola adventista carregar esse nome durante os anos iniciais. Porém, outra explicação seria o fato de aquela escola pioneira oferecer o ensino bilíngue, em português e alemão, o que foi um grande atrativo para a população curitibana.
O autor da obra Colégio Internacional de Curitiba: uma história de fé e pioneirismo, Renato Gross, livro que conta a história do Colégio Internacional, aventa a possibilidade de esse ter sido um dos colégios com a metodologia de ensino mais avançada do país naquela época. “Na virada do século, uma criança levava, em média, dois anos para ser alfabetizada. Porém, o Colégio Internacional adotou, nesse período, a metodologia do professor Felisberto de Carvalho, método fonético revolucionário que em poucos meses ajudava a criança a ler”, explica Gross, doutor em Educação pela Unicamp.
A escola, que prezava por uma exímia educação, era, também, pautada pela confessionalidade adventista. Posicionamento filosófico que lhe rendeu alguns desafios. Para se adequar à legislação educacional do período, por exemplo, que exigia que as escolas funcionassem aos sábados, o Colégio Internacional ministrava apenas as aulas de religião nesse dia, no formato do funcionamento da Escola Sabatina das igrejas adventistas. Desse modo, não apenas os alunos participavam, mas as famílias deles também. E outro fato curioso sobre esse período de pioneirismo é que as escolas nasceram com as congregações. A mensagem adventista chegou à capital paranaense em janeiro de 1896 e seis meses depois a primeira escola dessa confissão estava sendo aberta. Diferentemente dos Estados Unidos, em que a primeira escola foi fundada cerca de dez anos após a organização da denominação, em 1863, no Brasil, “até meados da década de 1940, os registros apontam que já existiam 16% mais escolas do que igrejas adventistas no país”, revela Douglas Menslin, historiador da educação adventista e doutor pela PUC-PR.
Atualmente no Brasil somos 458 unidades no Brasil, destas 7 são Universidades e 15 são internatos. Sendo um desses internatos na cidade de Gravatá – PE.
A escola adventista está a mais de 50 anos fazendo história no território pernambucano e a unidade de Caruaru tem orgulho em fazer parte desta história. A Rede de Educação Adventista, baseada em princípios bíblicos e valores permanentes, tem como compromisso não apenas a qualidade pedagógica e o aperfeiçoamento do desempenho escolar do aluno, mas a sua formação integral. Conta com infraestrutura adequada, moderna e segura, professores qualificados e materiais didáticos exclusivos, que estimulam a aprendizagem significativa e oferecem aos alunos um mundo de possibilidades.
...