O Construtivismo
Por: leandroilvo • 11/1/2016 • Trabalho acadêmico • 655 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
O CONSTRUTIVISMO
O universo sempre foi o que é hoje?
Até a idade média acreditávamos que a Terra era o centro do universo depois o Sol era o centro, agora sabemos que somos um grão de areia diante da grandeza do universo.
Este desmoronamento de verdades atingiu os diversos campos da ciência, na biologia no séc. XVIII Darwin tira do homem o título de filho de Deus e faz dele um descendente dos símios. No Séc. IXX Freud afirma não sermos donos de nossa própria consciência e atos, pois eles são, em larga escala, determinados pelo inconsciente que é um sistema dinâmico.
Hoje sabemos que o universo não é estático e que, desde seu surgimento a 15 bilhões de anos está em expansão e tanto nos níveis micro e macro, ele esta em movimento se construindo. Ou destruindo?
No plano da vida, esta transformação também aconteceu, sabemos que as espécies surgidas a 650 milhões de anos não são mais as mesmas da que temos hoje, as primeiras foram destruídas por grandes catástrofes como a chuva de meteoritos, lembramos aqui que o homem e o dinossauro nunca se encontraram.
Na Filosofia e Sociologia esta concepção de construção foi expressa na obra de Marx e Hegel com a dialética. O princípio da transformação está na essência do próprio ser. Piaget faz refletir estas idéias na Psicologia, Filosofia e na Epistemologia, também chamada teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia interessado na investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes: O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos?
Piaget formula uma nova ciência a Epistemologia Genética. E vai nos mostrar que logo que nascemos, apesar de trazermos uma bagagem hereditária de milhões de anos, não conseguimos fazer a mais simples das operações ou um ato simbólico, e que o meio social não consegue ensinar a este indivíduo o mais elementar conhecimento. Isto quer dizer que o sujeito humano é um projeto a ser construído.
O Objeto é também um projeto a ser construído, sujeito e objeto não tem existência anterior, eles se constroem mutuamente na interação.
O sujeito age sobre o objeto assimilando-o e a resistência do objeto em relação aos instrumentos de assimilação faz com que o indivíduo reaja e reconstrua o objeto ou os instrumentos de assimilação (experiências) tornando ambos mais complexos. Conhecer é transformar o objeto e transformar e a si mesmo. (O processo educacional que nada transforma está negando a si mesmo).
O conhecimento não nasce com o sujeito e nem é dado pelo ambiente físico ou social, mas ele é construído através da sua interação. Essa construção depende das condições do sujeito (física e emocional) e das condições do meio (qualidade e quantidade de estímulos).
Construtivismo significa a idéia de que nada está pronto e acabado e que o conhecimento não é dado como algo terminado, ele é constituído na interação do indivíduo com o meio, repleto de simbolismos e estabelecido pela força da ação.
O Construtivismo é uma Teoria, que na escola não é uma pratica, um método, uma técnica de ensino ou aprendizagem não é um projeto escolar. É uma teoria que permite (re) interpretar todos os tópicos anteriores e inseri-los no movimento histórico da humanidade e do universo. Esta teoria aplicada à educação pode reunir inúmeras “tendências” do pensamento educacional contemporâneo.
...