O Currículo e Processo de Avaliação
Por: Bruna Hoffmann • 23/11/2022 • Trabalho acadêmico • 414 Palavras (2 Páginas) • 111 Visualizações
BES, Pablo. TOLEDO, Maria Elena Roman de Oliveira. DELACALLE, Nice Pastor. OLIVEIRA Simone de. BARRETO, Jeanine dos Santos. Gestão educacional da educação básica [recurso eletrônico] [revisão técnica: Rosemary Trabold Nicacio, Gisele Lozada].–Porto Alegre: SAGAH, 2019. Disponível em:m.br/#/books/9788533500075/cfi/0!/4/2@100:0.00, p-183-187
[pic 1][pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8]
Para entender melhor como a avaliação é importante para que o currículo escolar cumpra as suas finalidades, veja a seguir algumas orientações que a BNCC (BRASIL, 2018) dá às escolas.
* Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, definindo modos de apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos — sempre a partir do contexto em que a aprendizagem ocorre.
* Tomar decisões a respeito da organização interdisciplinar dos componentes curriculares e incentivar as equipes escolares a adotarem estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas de ensino e aprendizagem.
*Utilizar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversas, com ritmos diferenciados e conteúdos complementares, se necessário. as necessidades de diferentes grupos de alunos, considerando suas famílias e culturas de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização, etc.
*Desenvolver e pôr em prática procedimentos para motivar e engajar os alunos.
*Utilizar avaliações formativas de processo ou de resultado que considerem os contextos e as condições de aprendizagem, valendo-se de tais registros para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos.
*Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos que apoiem o ensino e a aprendizagem.
* Deixar materiais de orientação à disposição dos professores, além de manter processos permanentes de formação docente, visando ao aperfeiçoamento constante dos processos. *Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores.
Como você pode perceber, a BNCC prescreve as competências e habilidades a serem aprendidas nas escolas da educação básica de todo o sistema educacional brasileiro. Ao mesmo tempo, ela incentiva que as instituições de ensino personalizem os seus currículos a partir do envolvimento local e do engajamento de todos da comunidade escolar nas discussões concernentes às práticas pedagógicas que proporcionarão a formação dos sujeitos. Essas discussões têm espaço na constituição do projeto político-pedagógico da instituição de ensino, que pode fazer com que as competências de aprendizagem propostas se articulem com as realidades locais e as suas necessidades e características específicas. Para que esse processo de organização, planejamento e implementação de um currículo inovador e globalizado seja eficiente, a avaliação formativa é um instrumento imprescindível. Por meio dela, os gestores escolares podem corrigir os rumos tomados, propondo novos caminhos e adaptações metodológicas sempre que necessário.
...