O Dasáfio Profissional
Por: Gliceria58721367 • 28/4/2019 • Trabalho acadêmico • 3.272 Palavras (14 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
,
[pic 7]
SUMÁRIO
Sumário 3
INTRODUÇÃO 4
Tema do projeto: A Educação e o Mundo do Trabalho. 5
1.1 Nome da escola: Construindo o Saber. 5
1.2 Público alvo: Atender os alunos da EJA. 5
1.3 Nome da empresa parceira: GR Metalúrgica. 5
1.4 Nome do pedagogo responsável: Sílvia 5
1.5 Objetivos: 5
1.6 RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 5
1.7 Breve fundamentação teórica. 6
1.8 Encaminhamento metodológico. 6
DEPOIMENTO DE UM ALUNO DA EJA 17
DESCRIÇÃO DA PRÁTICA VIENCIANDO PROFiSSÃO. 19
CONCLUSÃo 22
REFERÊNCIAS: 23
INTRODUÇÃO
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a prática de educação inclusiva, recebe atenção especial desde 1996, pelas políticas públicas, quando assegura oportunidades educacionais, condição de vida, respeito e trabalho.
Este projeto tratasse de um público alvo EJA; alunos de baixa estima que procuram a escola como espaço de formação e sem muita perspectiva, alguns frequentam essa modalidade pensando no certificado, para melhores oportunidades no mercado de trabalho, outros apenas no intuito de ler, escrever e assinar seu próprio nome. Isso revela a diferença e a diversidade desses alunos da EJA, bem como suas intuições e desejos. Implica também nas práticas educativas, relação ao currículo e o desenvolvimento de uma metodologia que atende esses alunos. Pensando nisso, buscamos explorar suas experiências de vida, trabalho e criatividade; fazendo ser vista as mudanças no contexto da sociedade atual. Nesta perspectiva, foi proposto um projeto de intervenção usando a interdisciplinaridade com os alunos do Ensino Fundamental I sobre trabalho e formação, com o objetivo de envolvê-los e estimular na problematização da situação do seu cotidiano trabalho ou na falta do mesmo.
E usando a maior referência para a EJA, Paulo Freira que tinha como objetivo maior na educação de conscientizar o aluno na sociedade, usando seu método que baseia na realidade de cada indivíduo, sua tematização e problematização. Para Freire o maior objetivo era criar uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.
PROJETO DE INTERVENÇÃO
CONSTRUINDO O SABER
TEMA: A EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO
1 PROJETO DE INTERVENÇÃO
Tema do projeto: A Educação e o Mundo do Trabalho.
- Nome da escola: Construindo o Saber.
- Público alvo: Atender os alunos da EJA.
- Nome da empresa parceira: GR Metalúrgica.
- Nome do pedagogo responsável: Sílvia
- Objetivos:
O projeto de intervenção tem como objetivos:
Ampliar a visão dos alunos referente ao mercado de trabalho.
Caracterizar o perfil do Aluno/Trabalhador do Século XXI.
Pesquisar e estudar as profissões do interesse de cada aluno.
Promover palestras com profissionais qualificados, tendo em vista o atual mercado de trabalho e a escolha da profissão.
Mostrar que todos têm habilidades e competências.
- RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
É importante para os alunos da EJA a questão do trabalho, pois este garante o seu sustento e o da família. E observando que só através do ensino vão ter um melhor conhecimento para o seu crescimento na vida e como na condição de trabalhador, assim visam melhor emprego e condição de vida, que muitos desses jovens e adultos procuram o ensino noturno com essa modalidade.
Por outro lado, as exigências do mercado de trabalho que procuram pessoas mais capacitadas para o desenvolvimento de trabalhos que antes só contavam a experiência adquirida e a mão de obra, atualmente a realidade é outra. Pois, cada vez mais as empresas buscam profissionais criativos e capacitados.
Por meio da lógica socioeconômica tratou-se de introduzir os alunos na realidade do mercado de trabalho e nas suas modalidades como o emprego, renda, ética, cidadania e sustentabilidade.
- BREVE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
A primeira campanha de Educação de Adultos (CEA) foi criado em 1947 e tinha como objetivo expandir o novo regime político a Democracia Liberal.
Em 1957, foi criado o Sistema de Rádio Nacional (SIRENA), com o objetivo a criação de sistemas rádio educativos regionais.
Na década de 70, iniciou o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), com a proposta de erradicar o analfabetismo em 10 anos.
Mas só na Década de 1990 com o êxodo rural e o crescimento dos centros urbanos a EJA alcançou um melhor nível no Brasil.
Valorizando a dignidade e a especificidade de cada um, para serem sujeitos democráticos e ter a liberdade de expressão; promoção da corresponsabilidade pela a vida social, desenvolvendo capacidade e habilidade para intervir na realidade e transformá-la; contribuindo para o fortalecimento da autonomia do aluno.
...