O Desenvolvimento Humano Teoria de Piaget
Por: Joelma87 • 7/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.949 Palavras (12 Páginas) • 577 Visualizações
O desenvolvimento humano na teoria de Piaget
1-Qual o objetivo principal do texto?
R: O texto objetiva o esforço de compreender o homem em todas as suas formas, englobando-o desde o nascimento até o completo nível de maturidade e estabilidade. O estudo também tem como proposito tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno em qual giram as concepções do método psicogenético de Piaget, o qual segundo Coll e Gillieron tem como objetivo “compreender como o sujeito se constitui enquanto o sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos.”
2-Qual a característica principal da epistemologia genética?
R: Desvendar os mecanismos processuais do pensamento do homem, desde o início da sua vida até a idade adulta.
3-Apresente o conceito de sujeito para Piaget.
R: Sujeito epistêmico protagoniza o papel central do modelo piagetiano, pois a grande preocupação da teoria é desvendar os mecanismos processuais do pensamento do homem, desde o início da sua vida até a idade adulta.
4-Qual a diferença entre organização e adaptação conforme Piaget?
R: Adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico; e organização constitui a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes.
Segundo Piaget a adaptação acontece através da organização.
5-Explique o processo de assimilação.
R: O processo de assimilação consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência. Representa um processo contínuo na medida em que o indivíduo está em constante atividade de interpretação da realidade que o rodeia e, tendo que se adaptar a ela.
6-Mostre a diferença entre auto-regulação e auto-organização.
R: Auto-regulação são as características que as estruturas tem de se organizarem a si mesmas. A auto –organização é a administração inteligente de nós mesmos. Vai além de uma agenda organizada, consiste em uma revolução interna, isto é, análise e mudança de hábitos e uma reavaliação da auto-concepção.
7-Apresente as características principais da auto-organização da inteligência.
R: Existem quatro características principais da auto-organização da inteligência: espontaneidade, respostas construtivas ás perturbações, presença de causalidade circular e a não linearidade.
- Espontaniedade: Expressa a existência de uma espontaneidade dos sistemas naturais, artificiais ou humanos.
- Respostas construtivas ás perturbações: Os sistemas auto-organizados são complexos semi-abertos ou semi fechados, que derivam seus padrões de organização das relações internas entre seus componentes. Perturbações de origem externas podem ser utilizadas construtivamente deflagrando processos organizacionais.
- Presença da causalidade circular: Os sistemas AO frequentemente apresentam distintos níveis de organização os quais travam relações de “feedback” entre si. Esta característica é ilustrada pelo conceito de “Autopoiese”. Inspirado no funcionamento celular este conceito se refere a uma causalidade circular de genoma e metabolismo.
8-Quais são, segundo Piaget, os estágios do desenvolvimento intelectual da criança.
R: Primeiro período: sensório-motor (0 a 2 anos); segundo período: pré-operatório (2 a 7 anos); terceiro período: operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); quarto período: operações formais (11 ou 12 anos em diante).
9-Apresente exemplos práticos de cada fase.
R: Sensório-motor: a construção da noção do "eu", através da qual a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo.
Pré-operatório: a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação (caráter lúdico do pensamento simbólico).
Operações concretas: aprimora sua capacidade de cooperação, solidariedade. As brincadeiras com regras se tornam muito produtivas nesta idade, pois já são mais fáceis de serem compreendidas com a evolução da linguagem egocêntrica para a linguagem social.
Operações formais: consegue realizar não só operações concretas mas também operações formais. O individuo é capaz de se desprender do real e raciocinar sem se apoiar em factos, não precisa de operacionalizar e movimentar toda a realidade para chegar a conclusões.
10-Explique a citação “Compreender as possibilidades e limites do objeto é a mesma coisa que compreender as possibilidades e limites do sujeito”.
R: Essa citação quer dizer que existe uma relação de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas, onde a filogenia humana tem uma origem biológica que é ativada pela ação e interação do organismo com o meio ambiente, físico e social que o rodeiam.
11-O que Piaget quis dizer com a frase: “Sempre corremos atrás e isso é a ciência”.
R: Que o sujeito nunca está pronto, porque enquanto ele viver sempre estará apto para novos conhecimentos. Também por meio da ciência haverá sempre buscas comprobatórias e incessantes, sempre estaremos buscando maior cognitividade com o meio em que vivemos, absorvendo todos os benefícios sociais e culturais.
12-Aponte as ideias principais das considerações finais do autor.
A autora cita Piaget e suas ideias : que a interação social favorece a aprendizagem, que a aprendizagem depende do nível de organização do sujeito, também concluiu que as ideias de Piaget representam um salto na compreensão do desenvolvimento humano, pois de acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.
PROBLEMATIZAÇÃO
Explique a teoria da assimilação ou teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel ?
SUMÁRIO
1 Introdução 04
2 Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos 05
2.1 Teóricos e Materiais Didáticos 05
2.2 John Dewey 05
...