O Desenvolvimento Motor Fino Afeta A Vida Futura Das Crianças Em Aspectos Sociais, Intelectos E Culturais
Por: Nayaraaj • 1/12/2023 • Trabalho acadêmico • 7.329 Palavras (30 Páginas) • 94 Visualizações
RESUMO
Psicomotricidade é definida como uma ciência que estuda o homem através de seus movimentos integrando as funções motoras e mentais na relação entre o mundo exterior e interior. Este estudo possibilitará definir a psicomotricidade, demonstrando sua importância no desenvolvimento de crianças da educação básica, bem como identificar atividades que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos.
A problematização deste artigo traz a Psicomotricidade como um recurso de aprendizagem e desenvolvimento para crianças na fase da infância. Aqui temos uma análise sobre a psicomotricidade, demonstrando a sua importância no desenvolvimento de crianças na educação básica, bem como identificando atividades que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos.
Este estudo justifica-se pela necessidade de capacitar os professores que atendem crianças que necessitam de atividade psicomotora para seu desenvolvimento cognitivo, físico e neural, abordam dificuldades de aprendizagem e atualmente atendem a educação infantil. A psicomotricidade promove um ambiente inclusivo no ambiente escolar e permite o desenvolvimento do conhecimento de forma construtiva, trabalhando com as crianças para o seu desenvolvimento integral no processo de aprendizagem.
Palavras-chave: educação, desenvolvimento infantil, Psicomotricidade, Psicoeducação, mecanismo mental.
SUMÁRIO
RESUMO 1
1. INTRODUÇÃO 3
2. BASE TEÓRICA / DESENVOLVIMENTO 4
3. PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 10
4. CONCLUSÃO 20
5. REFERÊNCIAS 21
INTRODUÇÃO
Em uma sociedade composta por diversidade e pluralidade, a psicomotricidade é uma técnica que estuda o corpo em movimento, desenvolve aspectos cognitivos e motores, desenvolve o processo de aprendizagem de forma contínua e globalizada e tem como objetivo a resolução de problemas relacionados com disfunções, patologias, educação, aprendizagem e outros.
É na educação Infantil que emerge a necessidade de trabalhar nas áreas da Psicomotricidade, utilizando as experiências que as crianças vivenciaram como meio de aprofundamento de suas fases de desenvolvimento, por isso é necessário trabalhar com as crianças o processo envolvente e psicoativo.
É essencial que os professores compreendem os fenômenos que os cercam, o método adequado e eficaz de desenvolvimento de aptidões psicomotoras, principalmente entre crianças do jardim de infância e primeira série.
A prática psicomotora deve ser compreendida como um processo de ajuda que acompanha a criança em seu próprio caminho de amadurecimento, que vai desde a expressividade e o desenvolvimento motor até o acesso à capacidade de descentralização.
Assim, para ressaltar a importância do tema proposto, este estudo trouxe como tema: “A psicomotricidade pode ser um método diferencial se for utilizada na educação de alunos com dificuldades de aprendizagem?". O objetivo deste estudo foi compreender a importância das habilidades psicomotoras na educação infantil de alunos com dificuldades de aprendizagem. Com base nesse objetivo, os objetivos específicos estão divididos em três capítulos. No Capítulo 1 é feita uma análise histórica da psicomotricidade. O objetivo do segundo capítulo é apresentar a relação entre a psicoterapia e os mecanismos psicomotores. O objetivo do terceiro capítulo é explicar o uso do psicomotricidade na educação infantil.
O estudo foi elaborado com base no plano de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Segundo Gil (2002), a enquete bibliográfica se desenvolve a partir de material elaborado que consiste em livros A maioria dos artigos científicos, resumos e teses. Foram aplicados livros, periódicos, artigos científicos e bases de dados, considerando como fontes autores como Freire, Vygostky e Wallon.
Esta pesquisa está estruturada em três partes: na primeira realizamos uma breve revisão bibliográfica, na segunda descrevemos a metodologia e procedimentos adotados, na terceira descrevemos os resultados obtidos, verificando assim a necessidade real dos profissionais de educação física desenvolver suas atividades com vistas a contribuir para o desenvolvimento psicomotor de crianças de 0 a 7 anos.
Esta pesquisa torna-se relevante também, uma vez que no município de Teresópolis/RJ a psicomotricidade tem sido promovida em diversas instituições de ensino, aplicada principalmente na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, fase em que a criança descobre a si mesma e ao mundo em que vive.
BASE TEÓRICA / DESENVOLVIMENTO
Pesquisas recentes mostraram que o desenvolvimento motor fino afeta a vida futura das crianças em aspectos sociais, intelectos e culturais. O vocábulo desenvolvimento motor refere-se à interação entre pensamentos conscientes e inconscientes e movimentos realizados pelos músculos com a ajuda do sistema nervoso.
De acordo com GALLAHUE (2005, p. 03) o desenvolvimento motor está relacionado às áreas cognitiva e afetiva do comportamento humano, sendo influenciado por muitos fatores. Dentre eles destacam os aspectos ambientais, biológicos, familiar, entre outros. Esse desenvolvimento é a contínua alteração da motricidade, ao longo do ciclo da vida, proporcionada pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente.
O desenvolvimento motor é um processo relacionado à idade de mudanças no comportamento motor tanto na postura da criança quanto em seus movimentos. Diz também que o desenvolvimento motor é uma propriedade fundamental, ou seja, a interação dos elementos externos, que são os próprios movimentos, e a interação dos elementos internos, que são todos os movimentos, graças aos qual o corpo é capaz de agir e se expressar nos processos neurológicos e orgânicos que executamos para agir quando observamos a manifestação da sexualidade.
...