O Desenvolvimento Social e Algumas Competências
Por: michelejesus • 10/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.080 Palavras (13 Páginas) • 254 Visualizações
Introdução
O presente trabalho fala sobre o desenvolvimento social e algumas competências, como se relacionar com outras crianças, como o professor pode desenvolver as competências sociais nos seus alunos, qual o papel do professor e da família para que essas crianças possam ser desenvolvidas.
Citamos no trabalho algumas dificuldades que surgem no meio do processo do professor com o aluno para desenvolver essas competências, mais também citamos qual o papel do professor e o que fazer para conseguir desenvolver os seus alunos e alcançar os objetivos.
O trabalho esta organizado em 3 partes, a primeira parte foi feita uma pesquisa sobre o desenvolvimento social da criança, a segunda parte foi feito um quadro, que foi construído a partir de um roteiro de observação com crianças do 3° ano, algumas fotos foram selecionadas para mostrar crianças em desenvolvimento social em lugares físicos e por ultimo foi feito um relatório explicando todo o trabalho o que foi pesquisando, o que foi visto em sala de aula entre outros assuntos, tratamos também nesse trabalho sobre as dificuldades e como trabalhar com as crianças que tem alguma deficiência, as dificuldades que os professores encontram.
O desenvolvimento social da criança é o modo como ela age diante de uma situação, pessoa, convívio escolar entre outras situações.
O desenvolvimento social precisa ser fundamentado nos aspectos físicos, psicológicos e principalmente cognitivos. Quando todos esses aspectos estão em harmonia e são respeitados, o desenvolvimento social da criança ocorre de maneira linear e sem grandes problemas, desenvolvendo assim competências sociais para que a criança consiga se desenvolver na sua aprendizagem sem grandes dificuldades.
A imaturidade psicológica ou fatores relativos à personalidade do aluno podem precipitar problemas, anteriormente inexistentes. No entanto na terceira infância, as crianças tornam-se mais habilidosas socialmente, vindo assim a desenvolver mais competências sociais do que quando mais novas, capazes de formar autoconceitos amplos e abrangentes, passando a privilegiar o brincar e o aprender em grupo e com os mais velhos. Além disso, na fase pesquisada a criança terna-se mais responsável, e capaz de entender ideias mais complexas, prestando mais atenção, e melhorando a sua percepção. A criança também nessa idade por volta dos seis ate os doze anos, experimentam a necessidade de aprender com os adultos e tornam-se competentes e com capacidade produtiva. Por isso os docentes dessa faixa etária estão dentro de uma perspectiva do desenvolvimento humano e são participantes no que se refere a construção de novas aprendizagens sócias e cognitivas.
Os educadores para conseguir desenvolver as competências sociais nos seus alunos precisam estabelecer alguns critérios, como boa relação com os alunos, dedicação a docência, gosto pelo que se faz, entre outros conhecimento para que possa trabalhar com esses alunos e desenvolve-los ao longo do período escolar,
Para que o professor consiga desenvolver as competências sócias nos seus alunos algumas estratégias são necessárias para uso em sala de aula, para resolver questões relacionadas aos alunos como, conversas individuais com os alunos, solicitação de apoio da turma de alunos, pedido da visita dos pais á escola sempre que assim necessário e acompanhamento dos serviços de psicopedagogia e orientação educacional da escola. A partir dos pontos descritos, pode-se dizer que o mais eficaz é a conversa individual com o aluno porque essa medida gera mudança de comportamento, então o professor que consegue estabelecer uma relação de proximidade com seus alunos consegue também a capacidade de encontrar soluções para a resolução dos problemas escolares, quer dizer que esse professor consegue trabalhar os aspectos afetivo-emocionais, independente de uma recíproca de outros órgãos ou pessoas (governo, família, educador educacional, direção da escola e outros profissionais).
E na infância que os educadores podem contribuir para o desenvolvimento social de uma maneira especial, obtendo resultados favoráveis e duradouros. Isso porque o aparelho psíquico esta em desenvolvimento e sua constituição alem de contar com as heranças, guarda grandes “marcas” do ambiente social-emocional no qual os homens convivem.
Os professores para desenvolver competências sociais alem do domínio do método tem que acreditar no principio chamado: compreensão humana. A compreensão perpassa pelo entendimento de que pó aluno é uma pessoa em desenvolvimento, que apresenta necessidades, trás consigo conhecimentos, uma gama de qualidade e também características para serem melhoradas, o professor pode ser considerado um dos melhores mediadores do desenvolvimento das crianças. As aprendizagens construídas na escola muitas vezes, são as mais relevantes para a vida das pessoas.
Quando o ambiente familiar, em alguma ocasião, não esta apresentando a criança as condições mais adequadas ao desenvolvimento e aprendizagens, a escola pode transformar-se numa fonte importante de cuidado do educando. Crianças com grandes dificuldades no plano interpessoal familiar buscaram na maioria das vezes um olhar afetivo do professor, do colega de classe, de um funcionário da escola ou mesmo de outros educadores que nela habitam.
Dentre as problemáticas desenvolvimentais dos alunos que mais preocupam os docentes são estão a agitação e em alguns casos hiperatividade e a agressividade associada a indisciplina, ate o momento estamos percebendo que os professores vem encontrando soluções individuais para a resolução das problemáticas dos alunos dentro da sala de aula. Porem não é descartado a necessidade de apoio de outros órgãos, como principalmente da família e outros profissionais. Os professores que melhor trabalham com as dificuldades afetivo-emocionais dos alunos mostram-se envolvidos com eles sem esperar uma atitude de cuidado da família, ou seja, atuam diante dos recursos que têm acesso, mesmo que a única alternativa seja o seu apoio, o seu cuidado.
Portanto a competência social nos alunos, também dependerá do esforço pessoal que cada professor terá dentro de sim para desenvolvê-las nas crianças, muitas vezes os recursos disponíveis não será o adequado, cabendo ao professor se adequar e conseguir desenvolver as competências nos seus alunos.
Também foi possível observar que o papel da escola não pode se restringir apenas as competências acadêmicas, tem que ter também toda uma gama de habilidades sociais que precisam ser desenvolvidas
Competência Social | Contextos: desenvolvimento social | Papel do Professor |
|
|
|
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
Relatório das atividades que foram desenvolvidas na Etapa 1 2 e 3 da ATPS.
Começamos o trabalho pesquisando sobre o desenvolvimento social das crianças e suas competências sociais, vimos de inicio que essa construção de certas competências será muito trabalhada na sala de aula, e por isso o papel do professor será de extrema importância para que as crianças deem continuidade as competências já existentes e que também possa expandi-las.
...