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O Desenvolvimento da APS

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  569 Visualizações

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Desenvolvimento

Os jogos, brinquedos e brincadeiras surgiram há vários anos, tendo primeiramente como função a preparação para a vida adulta, tanto para os meninos quanto para as meninas e posteriormente, como uma marca da infância. Desde os primeiros anos de vida, somos estimulados e apresentados aos jogos, brinquedos e brincadeiras, estimulando assim a interação com o mundo ao seu redor. Os jogos, brinquedos e brincadeiras são ferramentas presentes e usadas de forma ativa pelos profissionais da educação para estimular, repassar conceitos e conhecimentos e proporcionar a aprendizagem sobre regras e convívio em grupo e sociedade.

Neste trabalho abordaremos o conceito de jogos Simbólicos, brincadeiras e como assunto principal o faz de conta. A brincadeira do faz-de-conta, tem como objetivo simbolizar ou representar situações. Ocorre de dois a seis anos, onde a tendência lúdica é voltada para o jogo, imaginação e imitação. De acordo com Piaget esse tipo de atividade “Consiste em satisfazer o eu, por meio de uma transformação do real em função dos desejos: a criança que brinca com boneca refaz sua própria vida, corrigindo-a a sua maneira, e revive todos os prazeres ou conflitos, resolvendo-os, compensando-os, ou seja, completando a realidade com a ficção”.

Como base para este trabalho fizemos a observação de duas crianças ambas de 6 anos de idade uma do sexo feminino e outra do sexo masculino, ao brincarem de faz de conta. O local da observação foi a residência de uma das crianças. Ao pegarem uma caixa de brinquedo escolheram alguns, que no caso foram utensílios de cozinha, logo após o menino (vamos tratar de criança 2) sugeriu que brincassem de restaurante, e a menina (criança 1) logo acatou a sugestão.

A criança 1 tomou a frente dizendo que seria a cozinheira, sugeriu então que a criança 2 fosse o garçom, que logo disse que seria o dono do restaurante. A criança 1 não concordou com a decisão pois também poderia ser a dona.

Neste momento houve alguns minutos de discordância por parte das crianças, então nós como observadores intervimos e explicamos que os dois poderiam ser donos. Passando este momento eles voltaram a brincar e nós continuamos com a observação.

Percebemos então que eles reproduziam quase perfeitamente o que geralmente acontece em um restaurante, a criança 1 "cozinhava" e lavava as louças, utilizava as bonecas para serem ajudantes na cozinha. A criança 2 servia as mesas e "recebia o pagamento das contas".

Segundo Vygotsky (1989, p. 130): [...] a brincadeira cria para as crianças uma zona de desenvolvimento proximal que não é a outra coisa senão a distância entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de um problema, sob a orientação de um adulto ou um companheiro mais capaz.

Observamos aí a importância do brincar (o faz de conta) que envolve o desenvolvimento das áreas cognitivas, afetivas, sociais, linguísticas e psicomotoras das crianças pois desde os primeiros meses de vida somos estimulados a sorrir, falar, ouvir, imaginar coisas ou objetos ao nosso redor, ou seja, interagir com as pessoas e com o meio em que vivemos. É através das brincadeiras que as crianças realizam suas primeiras escolhas

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