O ESTÁGIO DE SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO ESPECIAL
Por: 19672008 • 27/10/2021 • Relatório de pesquisa • 4.250 Palavras (17 Páginas) • 513 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
RENATA APARECIDA BATAER – RU: 730145 - TURMA 2012/08
ESTÁGIO DE SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO ESPECIAL
SANTO ANDRÉ
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
RENATA APARECIDA BATAER – RU: 730145 - TURMA 2012/08
ESTÁGIO DE SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO ESPECIAL
Trabalho de Estágio apresentado à Corporeidade e Inclusão, no Curso de Pedagogia à Distância do Centro Universitário Uninter.
Professores: Maria Auxiliadora Baggio, Regiane Benzatto Bergamo, Sueli Fernandes, Silvia Cristina Madrid Fink.
Tutor Local: Edmar Barbosa
Centro Associado: Santo André – São Paulo
SANTO ANDRÉ
2016
SÚMARIO
1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2. A ESCOLA ESTAGIADA.........................................................................................5
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA........................................................5
2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA.........................................................5
2.3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES..................................7
2.3.1. Caracterização dos espaços de observação...............................................10
2.3.2. Caracterização dos profissionais.................................................................10
2.3.3. Descrição das atividades do pedagogo.......................................................11
2.3.4. Plano de aula..................................................................................................12
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................14
4.REFERENCIAS.......................................................................................................16
- INTRODUÇÃO
Este relatório refere-se ao estágio supervisionado na Educação Especial e tem como objetivo avaliar as políticas educacionais inclusivas atualmente em nosso país, como também descrever a observação realizada no período estagiado, como a investigação do espaço de ação de todos os envolvidos no ambiente escolar, a pesquisa do Projeto Político Pedagógico e sua prática cotidiana acerca da inclusão social na instituição, a organização de todo o espaço escolar e a promoção da acessibilidade a esses locais, o planejamento do professor (a), a organização e disposição dos materiais escolares e demais espaços físicos da sala de aula, os principais empecilhos enfrentados pela escola em relação à inclusão de alunos (as) com deficiências, altas habilidades ou transtorno global do desenvolvimento, dentre outras observações que foram realizadas no período estagiado e que serão relatadas no relatório com suas especificidades e perceptibilidade para um bom entendimento do processo de inclusão social no ambiente escolar. A metodologia do desenvolvimento deste estágio foi coleta de dados na instituição pública, pesquisa em livros que baseasse melhor a prática pedagógica na Educação Inclusiva.
O Estágio Supervisionado de Gestão Escolar foi realizado na escola EMEIEF Professor Darci Ribeiro, onde tive a oportunidade de ver na prática a realidade do trabalho desenvolvido com crianças de Educação Especial e crianças apontadas como capazes à escola regular. Como é o convívio dos demais alunos com a inclusão, sendo que esse fato especial ainda é minoria. Como os profissionais da área pedagógica lidam com as diferentes realidades no dia a dia e de que forma colaboram para o desenvolvimento dessas crianças. Quais são os materiais disponíveis e como é à instalação do espaço físico para com esses alunos.
Dessa maneira investigativa e de tantos outros pontos abordados e pesquisados foram extraídos muitos pontos positivos e negativos. Absorvei algumas experiências vivenciadas nesse pequeno período de pesquisa, mas que foram de grande ajuda para o meu futuro exercício na área pedagógica. Espero que através deste relatório eu possa traduzir ao máximo a minha observação e ação no campo pedagógico inclusivo e regular.
É importante conhecer a legislação referente aos Estágios. A Portaria n. 1.002, de 29 de setembro de 1972, do Departamento Nacional de Mão de Obra do Ministério do Trabalho foi a primeira referência a eles. No Decreto n. 87. 497, de 18 de agosto de 1982, Artigo 2º considera-se estágio curricular, para os efeitos deste Decreto, as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionada ao estudante pela participação em situações reais da vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da Instituição de Ensino.
2. CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTAGIADO
2.1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O Estágio Supervisionado de Educação Especial foi realizado na escola EMEIEF Professor Darci Ribeiro, situada na Rua Tanganica, 381 – Parque Novo Oratório – CEP: 09260-070 Santo André – São Paulo. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (11) 4472-4819
A escola oferta atendimento nos níveis educação infantil, e os anos iniciais do ensino fundamental, nos períodos matutino e vespertino, e a Educação De Jovens E Adultos no período noturno.
A instituição atende um total de 320 alunos, desse total 12 são alunos em processo de inclusão.
O estágio foi realizado no período de 03 de fevereiro de 2016 a 21 de fevereiro de 2016, no turno da tarde , sendo observadas as turmas da educação infantil suas etapas e modalidades.
Ao desenvolver este relatório tive a oportunidade de estagiar com a turma da quinta serie da educação infantil, sendo que as crianças já estão sendo preparada para o ensino fundamental II.
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO
...