O ESTUDO NO CEI MARLENE LUIZ ANTUNES – A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Dyenihag • 25/3/2020 • Resenha • 893 Palavras (4 Páginas) • 155 Visualizações
TIPO DE TRABALHO: Orientação e Monitoria de Ensino no CEI
ROTEIRO DA PRATICA DE ENSINO:
NOME DO ALUNO:
CURSO: Pedagogia 2° fase
POLO: Otacílio Costa. DATA:18/11/2019. (VER)
NÍVEL DE ENSINO: Infantil.
ENSINO PÚBLICO.
TÍTULO DO TRABALHO:
ESTUDO NO CEI MARLENE LUIZ ANTUNES – A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
O ser humano está em todas as fases de sua vida em constante aprendizagem, principalmente quanto se tem contato com seus semelhantes, nascemos para descobrir, aprimorar e instigar os conhecimentos ao longo da vida, por isso a Educação Infantil e os profissionais especializados se faz tão necessária, pois ali começam a descobrir os atos cognitivos, afetivos e motores, desde o maternal ao pré-escolar, e assim a base para os outros níveis de ensino. Para Piaget (1970) o conhecimento é fruto das trocas entre o organismo e o meio. Essas trocas são responsáveis pela construção da própria capacidade do conhecer. Deste modo, na busca constante de conhecimento e interesse na área de ensino, relato a participação no Centro de Educação Marlene Luiz Antunes.
Segundo o Projeto politico pedagógico do CEI, suas atividades iniciaram em 1986 com o outro nome Escola Centro do Bem Estar do Menor, com o objetivo de prestar assistência às crianças, apoios informativos e artesanatos educacionais, assim tirando as crianças que necessitavam de auxilio e ocupando o seu tempo livre.
Em outro momento, os dados históricos da instituição afirmam que em 21 de maio de 1999 passou então a se chamar Escola de Educação Infantil - Pingo de Gente e o espaço começou a ser utilizado como creche.
Enfim, no dia 03 de Setembro de 2013 alteram de Escola de Educação Infantil Pingo de Gente para o Centro de Educação Infantil Professora Marlene Luiz Antunes.
O CEI Marlene atualmente atende crianças de três meses a cinco anos e onze meses, o Período de permanência do CEI acontece das 7horas e 30minutos as 18horas para crianças no período integral, berçários e maternais. E para crianças do Pré- Escolar os horários são das 08horas 12horas ou das 13horas as 17horas.
As matriculas giram em torno de 205 vagas, distribuídas conforme a idade dos educandos. A instituição por sua vez, se preocupa com a necessidade dos docentes, separadas por turmas e um mediador em cada área e faixa de idade, As turmas são devidamente separadas neste ano de 2019, assim demonstradas abaixo:
Professor Turma Idade Numero de Crianças
1 Berçário 1 0 a 1
6
1 Berçário 2 1 a 2
8
1 Maternal 1 2 (antes de 31 de março) 10
1 Maternal 2 3
12
1 Pré 1 4
20
1 Pré 2 5
25
De acordo com a nova LDB e obrigação do município, oferecer atendimento gratuito para a Educação Infantil;
Art. 4o É dever do Estado e Município com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: I – educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:
O CEI conta com apoios como: A APP (associação de pais e professores), Conselho de Educação e PPP- Projeto Politico Pedagógico e os documentos orientados em Sala de aula: Diários de classe, Proposta pedagógica do município, Currículo de Santa Catarina, BNCC, livros e apostilas didáticas; Sendo a estrutura
...