O Engajamento coletivo na construção do Projeto Político-Pedagógico
Por: larifarina • 10/6/2018 • Projeto de pesquisa • 538 Palavras (3 Páginas) • 279 Visualizações
O engajamento coletivo na construção do Projeto Político-Pedagógico
Introdução
Toda escola possui uma identidade, a qual se constitui como reflexo da comunidade escolar atendida. Todavia, pode ser que esta não seja explícita, passando até mesmo despercebida pela própria escola, que assume então a função de um simples espaço de ações e conteúdos engessados.
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) oportuniza o reconhecimento dessa identidade, através da intervenção e participação dos envolvidos, bem como pela reflexão e mudanças na prática pedagógica em prol do trabalho educacional.
Esse documento atua como instrumento de diagnóstico e transformação da realidade escolar. Para tanto, nele devem conter um descritivo da Unidade Escolar (UE), suas metas previstas, delineando as ações e os caminhos a se percorrer para atingir tais fins.
É imprescindível que o PPP apresente a intencionalidade pedagógica da UE, conforme elucida Veiga (2004):
[...] na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade. (VEIGA, 2004, p. 13)
Neste sentido, a escola assume papel social, mantendo seu encargo pedagógico, que deve estar presente de forma clara nas intervenções e projetos.
Para haver conscientização sobre a relevância do PPP e do quanto o engajamento dos envolvidos é indispensável, o objetivo desse trabalho concerne em discutir sobre a construção do Projeto Político-Pedagógico e esclarecer sobre a importância de sua elaboração ser coletiva.
Muito se fala em gestão democrática, a qual carece de parcerias nos projetos e atividades que a unidade de ensino propõe. Neste prisma, a elaboração do Projeto Político-Pedagógico de uma instituição escolar se mostra como uma tarefa colaborativa, onde a impessoalidade se faz fundamental.
A desmistificação a ideia de que o PPP é algo complexo de se elaborar. É urgente dialogar sobre a superação de questões pessoais durante a construção do PPP, em favor ao que é melhor para a escola como um todo.
Face ao exposto, foi realizado um levantamento bibliográfico, a partir da legislação vigente e sob a ótica de autores que abordam a temática, a fim de fundamentar as discussões e subsidiar as reflexões.
Materiais e Métodos
A metodologia adotada nessa pesquisa consiste num levantamento bibliográfico através de fontes secundárias, as quais possibilitaram uma análise sistemática de literaturas sobre o Projeto Político-Pedagógico escolar, subsidiada também na legislações vigentes.
Autores como Veiga (2004), Vasconcelos (2004a e 2004 b) e Padilha (2003) são alguns dos estudiosos que fundamentaram a discussão, tornando possível a produção desse trabalho.
O Projeto Político-Pedagógico deve ser construído coletivamente em todas as unidades de ensino do Brasil, sendo preconizado enquanto ferramenta da gestão escolar na Constituição
...