TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado

Por:   •  16/1/2024  •  Relatório de pesquisa  •  3.936 Palavras (16 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 16

JANE MARIA NOCHI DE PEDRO

1422201422 RA

     

Estágio Supervisionado

Fabiola Nogueira Rocha

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Campus ou Polo

Licenciatura em PEDAGÓGIA

3º Semestre

São Paulo - SP

2023

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em apresentar relatos sobre as experiências vivenciadas no estágio e no cotidiano escolar da Educação Infantil, observando desafios e aprendizagens e contribuições durante o percurso construído no estágio.

 Será o primeiro contato dentro de uma sala de aula, portanto o estágio requer que o estagiário aprenda a ter olhar crítico, no sentido de compreender a realidade da Unidade observada.

Consiste também em observar a metodologia de trabalho adotada pela Unidade Escolar, observando a forma de trabalho rotina e interação entre as pessoas dentro da Unidade Escolar.

Para, OSTETTO (2012, p. 22) “ As estagiárias, profissionais em formação, ganham possibilidades de experimentar e construir seu papel de “professor-Pesquisador”, exercitando sua capacidade de ler a realidade, visualizar ou detectar as necessidades e, no processo coletivo de reflexão. ” 

BREVE APRESENTAÇÃO DO CEI MADRE CAMILA I

A Associação Beneficente Madre Camila é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, de utilidade pública, com a finalidade de atender crianças em processo de desenvolvimento. Um grupo de pessoas católicas que se propuseram a ajudar formou a primeira diretoria em 13 de maio de 1976, elaboraram os estatutos e encaminharam toda a papelada para a legalização.

Esse grupo com ajuda de amigos e pessoal do bairro promoveu vários eventos com o intuito de arrecadarem fundos, com essa diretoria participativa conseguiram convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo.

A comunidade reconhecendo a dedicação, trabalho e a necessidade da creche passaram a colaborar para melhorias no atendimento.

 Em 2003 denomina-se Associação Beneficente Madre Camila, e passa para a Secretaria de Educação, se adequando às novas normas.

 E para as funcionárias foi proporcionado formação em serviço – “Formação Continuada”, com o apoio do Instituto Avisa - lá, financiado pelo Instituto Camargo Corrêa.  

Inicia o trabalho com a construção de uma pedagogia orientada pela Rede municipal de ensino de São Paulo com diferentes aprendizagens, inicia em 2015 com o documento Indicadores de qualidade da educação infantil Paulistana documento este que orienta e avalia o ensino de qualidade, também existe  as  Orientações Normativas para nortear o trabalha da Unidade, Orientação Normativa nº01/2013 Avaliação na Educação Infantil, Orientação Normativa 01/2015 Currículo Integrador da Infância Paulistana, Orientação Normativa Padrões Básicos de Qualidade da Educação Infantil Paulistana 01/2015, linguagens midiáticas 01/2015 e Currículo da Cidade 2019 orientações estas de um trabalho pedagógico que as crianças estão ajudando a construir.

 

DESENVOLVIMENTO

O estágio foi realizado na Unidade escolar CEI Madre Camila I situada à rua Frei Paulo de Sorocaba, 164 – Vila Graziela – São Paulo,  esta Unidade no ano de 2023 está atendendo 109 crianças no seu total, sendo atendidas bebês e crianças 0 a 3 anos e 11 meses. Dividido por agrupamentos sendo organizado de forma que atenda a nomenclatura correta:

Berçário I A- 07 Bebês

Berçário I B- 07 Bebês

Berçário II - 09 bebês

Berçário II - 18 bebês

Mini Grupo I A – 12 crianças

Mini Grupo I B – 11 crianças

Mini Grupo II A - 21 crianças

Mini Grupo II B – 24 crianças

No inicio do estágio fui atendida pela coordenadora pedagógica que explicou como funciona a Unidade e realizou breve apresentação sobre a escola, em seguida apresentou a professora e a sala onde seria realizada a observação.

A professora Pamela Roberta Luz dos Santos, formou – se na Universidade Nove de Julho no ano de 2019. Que logo ingressou em realizar pós – graduação em Letramento e Alfabetização na mesma Universidade e realizou estágio remunerado durante dois anos em uma escola de educação infantil.

No ano de 2021 atuou como professora volante nesta unidade escolar, neste ano conheceu toda a rotina da creche. Já em 2022 assumiu sala de Mini grupo I atendendo crianças até dois anos, após esta experiência no ano de 2023 a professora atende Berçário I com  bebês 0 a 12 meses.

Através das observações durante o momento presente, nota-se que a professora é atenciosa e carinhosa,  consegue sempre perceber as necessidades de seus bebês e suas preferencias.

É organizada com a sala e os pertences dos bebês, sua relação com os bebês é boa percebo que demonstram afeto, principalmente quando se retira da sala.

Na rotina pude observar que os bebês tem ótima interação entre eles, se ajudam quando necessário, porém há grande disputa pela professora e brinquedos.

Os bebês menores se expressão bastante através do corpo já os maiores conseguem andar e falar tornando sua comunicação e interação mais simples.

Em conversas com a professora é relatado que a Unidade trabalha com projetos institucionais e projeto em sala construído com bebês/crianças e professores.

No Berçário I é trabalhado O Projeto “ Como bebês aprendem” com o objetivo de desenvolver autonomia, estímulos e trabalhar com os diferentes tipos de linguagens e ambientes para que o bebê possa construir seu conhecimento através de suas vivências.

É desenvolvido o projeto “Leitura em minha casa” com a participação das famílias.

O lúdico é desenvolvido a todo momento da rotina, a professora trabalha também alimentação saudável  para o estimulo alimentar.  

A professora relata como a rotina inicia:

  • Adaptação/acolhimento momento em que a organização do ambiente e a materialidade são importantes na sua apresentação para um ambiente seguro e desafiador e o acolhimento é a construção do vinculo afetivo.
  • Cantos de Brinquedos são cantos com diferentes brinquedos ou materiais que proporcionam interesse na criança em escolher um local para brincar proporcionando a bebês e crianças poder criar suas hipóteses entrando no mundo do faz de conta
  • A roda de conversa ou música deve ser uma rotina para se compreender melhor a criança e desenvolver a fala espontânea, assim como a troca de informações e experiências. É desse ponto que a criança parte para a formulação de hipóteses e ideias, construindo sua linguagem e reavaliando seus pensamentos e atos.
  • A Roda de Leitura para incentivar existem várias situações: ler livros de histórias para as crianças desde bem pequenas, ao invés de apenas contá-las; registrar fatos, ações e sentimentos; fazer relatos de atividades; registrar e veicular informações; fazer e afixar um quadro com a rotina na sala, montar teatro com fantoches, teatro com fantasias etc.
  • Propostas ao ar livre utilizando os pátios externos momento este de exploração, desafios e construção de amizades, solução de problemas através de diferentes situações de brincadeiras em um espaço aberto.
  • Propostas de livre expressão e diferentes linguagens.

 

   

AULA 1

DATA

ANO/CICLO

ASSUNTO

PROFESSOR(A)

17/10/2023

2023

Cantos de recicláveis

Experiência Sensorial.

Pamela Roberta Luz dos Santos

 

MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO

Para a recepção dos bebês foi utilizado, garrafa pet, potes, colheres, recipientes de vários tamanhos.

Para segunda proposta foi utilizado travessa e bacias para colocar arroz colorido, sagu, macarrão e o chão estava forrado com TNT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (209.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com