TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Obrigatório

Por:   •  1/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.488 Palavras (10 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PITAGORAS

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

AMANDA MARTINS SERENO PÉRES VIDAL

RELATORIO DO ESTAGIO OBRIGATORIO III:

GESTAO EDUCACIONAL E ESPAÇOS

não ESCOLARES

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2023

AMANDA MARTINS SERENO PÉRES VIDAL

[pic 1]

RELATORIO DO ESTAGIO OBRIGATORIO III:

GESTAO EDUCACIONAL E ESPAÇOS

não ESCOLARES

                CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2023

SUMÁRIO

1.        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2.        RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR.        6

3.        RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA        7

4.        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO        8

5.        ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA        9

6.        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR        10

7.        PLANO DE AÇÃO        11

8.        RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR        13

9.        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        14

10.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

INTRODUÇÃO

O relatório de estagio curricular obrigatório III: Gestão Escolar é uma ocasião que os alunos vão a campo, nas instituições de Educação Infantil para aperfeiçoar sua aprendizagem.

É de imprescindível o estágio supervisionado em gestão escolar para a formação de um excepcional pedagogo-gestor.  Esse trabalho acompanhou a gestão de trabalho pedagógico da escola municipal na cidade Cachoeiro de Itapemirim, o fundamental objetivo desses estagia é gerar reflexões e participação nas ações da composição do trabalho pedagógico ao universitário do curso de graduação em Pedagogia.

No primeiro instante foi feito a conferência da carta de apresentação à escola, no segundo instante texto argumentativo sobre o texto a pedagogia em ação: o papel do pedagogo e sua diversa atuação.

No terceiro instante foi concretizada a análise do PPP da escola, sua missão, finalidades educativas, perfil de comunidade e outros.

No quarto instante aconteceu uma entrevista com a diretora e um membro da equipe pedagógica.

No quinto instante foi concretizado um plano de análise de organização e supervisão da escola.

No sexto instante foi concretizada uma ata de reunião, e no sétimo instante concretizado uma reunião escolar.

No oitavo instante foi concretizada a rotina diária do orientador e supervisor da escola.

No nono instante foi concretizado um plano de ação e a apresentação de ação para a direção da escola

E enfim as considerações finais. .

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O Artigo sobre o papel do pedagogo e suas diversas atuações de Adrian Alvares e Mariana Rigo, tem como proposito exibir ao leitor as varias probabilidades de execuções do pedagogo, que a propósito vai muito mais adiante da sala de aula como a maior parte das pessoas pensam.

Esse artigo contém 17 páginas e são divido em: introdução, desenvolvimento, considerações finais e por fim referências bibliográficas, mais ele fala sobre a história da Pedagogia e as suas áreas de atuações.

Segundo o Parecer CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2006, CNE/CP5/2005, fala sobre o profissional licenciado em pedagogia que pode atuar em várias áreas profissionais, desde a educação infantil, anos inicial, fundamental e nos cursos de ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA), na educação o profissional auxiliar escolar e na formação docente e nas áreas não escolares que sejam indispensáveis os profissionais que tenha o conhecimento essencial de pedagogia.

Os autores deste artigo esclarecem que o aperfeiçoamento das áreas que o pedagogo pode atuar não se restringe apenas dentro da sala de aula ministrado, mais sim pode ir além.

Na Pedagogia com o decorrer dos séculos, acontece modificação, quando foi gerada na era da Grécia antiga e em Roma, o educador deveria somente passar os conhecimentos para as pessoas, mais hoje isso vai, além disso, é orientar a prática e teoria para que a pessoa em formação possa aperfeiçoar suas sabedorias, tendo em conta os vários argumentos de ambientes totalmente distintos.

 A educação no Brasil teve início com os argumentos dos jesuítas no ano 1549, com o ensino no catequista, começando a educar os escravos e os índios o nosso português. No ano de 1759 ocorreu a primeira formação na educação alterando os jesuítas por professores, tornando o estado os responsáveis pela educação.

 No século XX, houve grandes modificações na educação e no ano 1939 ocorre à criação do curso de Pedagogia, segundo o artigo.

No seu aparecimento o curso ganhou o nome de “estudo da forma de ensinar”, assim os professores eram chamados de técnicos em educação, esses profissionais começaram a adquirir concursos com funções de administradores, esquematizando currículos, e muitas outras funções, porém nenhum abrangia a sala de aula.  

O curso de pedagogia era divido em dois: o bacharelados e licenciatura isso ocorreu até o ano 1969, ou seja, conhecidos e chamados de 3+1 era três anos de teoria, assim era formado os bacharéis, mais para que pudesse atuar como professor na sala de aula era indispensável fazer mais um ano, no qual eram estudadas as práticas e assim era licenciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (162.1 Kb)   docx (218.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com