O FILME EFEITO PIGMALIÃO
Por: Cleiton Priscila • 7/9/2020 • Resenha • 492 Palavras (2 Páginas) • 2.441 Visualizações
Efeito Pigmaleão
O filme Efeito Pigmaleão é um drama e comedia disponível na plataforma Netflix. O filme conta a realidade de uma escola em um bairro periférico de Paris na França.
A escola Frances – Moinsind inicia o ano letivo com a nova conselheira Senhorita Samia Zimbra. Ao longo do drama ela percebe que terá uns desafios para lidar com a falta de disciplina de alguns alunos, com professores estressado, inspetores que em forma de punição debocham e competem para ver qual punição é a pior, tráfico de drogas dentro da escola.
Apesar de toda as dificuldades, ela não desiste de ajudar a transformar a vida dos alunos. A conselheira incentiva um aluno a seguir com a música pois ele possui talento. E vê em Yanis um garoto inteligente e com grande potencial. O garoto é meio perdido que questiona os professores o que a História e a Matemática se aplicariam em alguma profissão dentro de suas realidades.
No decorrer do filme a conselheira realiza reuniões com os alunos, chama os pais para pedir que converse com seus filhos e ajudem a melhorar seus comportamentos.
Samia e Yanis tem algo em comum que é ter um ente na prisão. A conselheira observa que o menino tem um interesse por filmes e ajuda e incentiva com que ele possa realizar uma formação após terminar seus estudos.
Em uma das visitas ao presidio Samia percebe que seu namorado tem culpa e vem mentido. Ela desabafa com o professor de matemática Messoud e diz que no ano seguinte irá embora da cidade. Messoud fala os motivos que ele ainda ama dar aula e tenta dar apoio a ela para não desistir de seus alunos.
Houve um acidente e um parente de Yanis acaba morrendo, deixando o garoto ainda mais sem rumo. Na aula do professor de história o dois começam a discutir o professor caba falando do amigo de Yanis e o menino perde a cabeça e acaba indo para diretoria.
Como o mau comportamento de Yanis era corriqueira foi realizado uma assembleia para decidir se o menino seria expulso da escola ou teria mais uma chance. Em um momento o menino fala que a escola possui sua parcela de culpa, pois é formado turmas com alunos com as piores notas e comportamento que não demostram interesse algum pelo estudo.
No final um novo ano letivo inicia e Samia continua sendo a conselheira educacional e o garoto Yanis teve mais uma chance e está em uma turma que possui um acompanhamento especial.
O filme demonstra uma realidade vivida nos dias de hoje, que mesmo em cidades turísticas, possui escola e população com poucas estruturas. E que o professor deve ser acreditar e incentivar seu aluno por mais que pareça difícil mas nunca impossível.
...