O LÚDICO E AS METODOLOGIAS ATIVAS
Por: Jéssica Rodrigues • 21/10/2022 • Projeto de pesquisa • 3.114 Palavras (13 Páginas) • 140 Visualizações
universidade anhanguera
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
pedagogia
[pic 1][pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Cidade
Rio de Janeiro
2022
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
INTRODUÇÃO
A temática surgiu porque como profissional de educação me vejo atuando na educação infantil, e acredito que com a ludicidade a criança tem o privilégio aprender brincando, pois, “as técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento”, (DALLABONA;MENDES, 2004, pag. 107) assim estimulando a curiosidade de querer aprender mais, dessa forma, desenvolvendo a cidadania plena por intermédio das brincadeiras com as metodologias ativas.
Sabemos que por meio das brincadeiras as crianças se divertem, cabe considerar que o lúdico no ambiente em sala de aula é de extrema importância pois é pelas brincadeiras que os alunos são estimulados a se envolverem nas atividades em sala de aula.
Ao brincar a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza, da cultura para compreende-la, e expressa-lo por meio de variadas línguas, mas é no plano da imaginação que o brincar se destaca pela nobreza de significados (KISHIMOTO, 2010, p1).
Por meio das brincadeiras esta pesquisa, busca informações, e expressões para sanar as dúvidas que surgem diante da escolha de promover uma aprendizagem através das brincadeiras, a Educação Infantil pode apresentar-se como um ambiente propício de qualidade, prático e interessante, onde a criança vá com prazer a escola.
Esse tema é muito tratado na literatura, muitas investigações estão em curso, onde o professor vem sendo caracterizado como um agente importante para o processo de ensino aprendizagem por meio de abordagens lúdicas através das metodologias ativas, fazendo com que os alunos aprendam brincando.
Cabe considerar que a ludicidade favorece o desenvolvimento do discente e pode ser usada como metodologia para a melhoria do desempenho escolar, respondendo as necessidades afetivas e intelectuais pela interação em sala de aula, estimulando a criança a desenvolver novas habilidades, novos conhecimentos, novas formas de ver o mundo. Por isso é fundamental elaborar um planejamento de ações pedagógicas recreativas e avaliações das aprendizagens, permitindo o professor formular e reformular suas práticas pedagógicas em sala de aula.
. Nesta mesma perspectiva, esta pesquisa busca diante da ludicidade por meio das metodologias ativas em sala de aula enfatizar como o brincar ajuda no desenvolvimento integral das crianças, onde passam a desenvolver suas potencialidades como sujeito crítico capaz de ler o mundo,
Sneyders (1996, p.36 apud, DALLABONA;MENDES 2004) relata que “Educar é ir em direção à alegria.” Sendo assim o lúdico por sua vez, permite ensinar através das brincadeiras, com isso, Kishimoto (2010, pag 1 ) afirma que:
“O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário”
É notório a importância das brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil pois estimula o desenvolvimento social da criança, permitindo com que a criança desenvolva sua autonomia conhecendo a si e aos outros, de modo prazeroso solucionando e criando problemas, experimentando “o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens.” (KISHIMOTO, 2010, pag. 1)
. O brincar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da formação da criança e na sua aprendizagem, e negar o seu papel na Educação Infantil, é talvez renegar a própria história de aprendizagem.
O lúdico favorece a autoestima da criança em situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio das brincadeiras, a criança aprende a agir, sendo estimulada a sua curiosidade e autoestima.
Sobre esse aspecto, Lucena (2016) aborda que no ambiente escolar, é compartilhado diversas situações, valores que são aprendidos no ambiente familiar e aprimorados e/ou situações novas para as crianças. A interação causa estas “novidades”, trazendo tanto cooperação como a troca de afetividade. Por isso o brincar configuram, cenários, ambientes, experiências e apresentam às discentes culturas e novos eixos de aprendizagem.
OBJETIVOS
Objetivo geral
- Compreender as abordagens pedagógicas lúdicas na educação infantil como metodologias ativas para criança aprender brincando
Objetivos específicos
- Analisar como o contato do lúdico pode acontecer através das brincadeiras.
- Compreender como as metodologias ativas podem contribuir para a educação infantil
- Identificar como os jogos didáticos podem contribuir para as aprendizagens das crianças
PROBLEMATIZAÇÃO
a pesquisa busca responder as indagações do problema e relatar a importância da inserção do lúdico e brincadeiras, como um modelo pratico de conscientização da ludicidade como método eficaz para a formação da cidadania por meio das aprendizagens dos alunos, visando uma excelente pratica pedagógica no desenvolvimento da criança,
Cabe considerar que por estar lecionando na educação infantil em uma creche comunitária, e atualmente em formação como profissional da educação, consigo respaldos para suportes teóricos - epistemológicos e metodológicos para ensino, aprendizagem e avaliação, percebo que as metodologias utilizadas são cuidadosamente planejadas e estão surtindo efeito com os alunos, metodologias essas lúdicas desenvolvidas por atividades como jogos e brincadeiras estimulando a criatividade dentro do contexto de sala de aula na Educação Infantil, estas atividades estão tornando as aulas mais prazerosas, além de estimular nas crianças seus raciocínios, curiosidade, atividades motoras, facilitando a aprendizagem de cada um, alguns professores e estagiárias estamos nos envolvendo por completo permitindo que o trabalho flua de maneira saudável (LUCKESI ,2000).
...