O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: emanoelly741 • 18/10/2022 • Artigo • 3.893 Palavras (16 Páginas) • 99 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Dheslei Paula Pereira Da Silva
Prof. Orientador: Rosevâni Valério Calvi
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (PED1798) – Trabalho de Graduação
07/12/2020
RESUMO
Este trabalho tem objetivo de relatar a importância do lúdico na educação infantil. Essas atividades contribuem para a construção do conhecimento e podem ser compreendidas quando a criança consegue demonstrar diferentes tipos de sentimentos e pode aceitar gradativamente a presença de outras pessoas. O caráter travesso da educação infantil aponta as possibilidades e interesses das crianças em todos os aspectos do desenvolvimento, o que favorece o crescimento, a socialização e o aprendizado das crianças por meio de diversas atividades. Eles estão inclinados
Melhorar a interação entre as crianças para que viva uma situação de colaboração, trabalho em equipa e respeito. Brincadeiras e jogos é a essência da influência, e sua utilização permite o trabalho docente, para que o conhecimento seja produzido de forma contextual no mundo infantil. Por meio de consultas a autores que possuem evidências na área e registros documentais, o método utilizado para a realização deste trabalho é o bibliográfico.
Palavras-chave: Artigo científico. Lúdico. Educação Infantil.
1 INTRODUÇÃO
O tema principal e a experiência educacional desta pesquisa têm como objetivo despertar a reflexão e mostrar a importância do brincar na educação infantil. Pois na educação infantil, as crianças estão desenvolvendo movimentos cognitivos emocionais e sociais. E o objetivo do projeto no contexto desta etapa merece especial atenção do autor docente, que observará se é possível utilizar jogos e brinquedos infantis para a realização de atividades em sala de aula durante o desenvolvimento do projeto.
O brincar é como estratégia de ensino que pode ajudar os alunos a aprender muito bem, especialmente se estiverem envolvidos na educação infantil, esta é uma fase em que as crianças se concentram em buscar desbloquear o mundo ao seu redor. Brincar é sinônimo de aprendizagem, porque brincar produzirá espaço para pensar, as crianças se desenvolverão no pensamento, o pensamento estabelecerá conexões sociais, compreenderá a forma de satisfazer desejos e desenvolverá habilidades, conhecimento e criatividade, para que brincar e brincar proporcione harmonia.
A interação apoia a superação de problemas egocêntricos, desenvolvendo unidade e empatia, especialmente introduzindo novos significados de posse e consumo no compartilhamento de jogos e brinquedos. As atividades travessas desenvolvem diversas habilidades nas crianças, além de terem a imaginação de atenção e memória, e por fim formam todos os aspectos básicos do processo de aprendizagem, ou seja, a educação infantil passa a ser a base de toda educação da sociedade civil, e as travessas constituem um. Esse tipo de recurso de ensino eficaz permite que os alunos participem da aprendizagem. Atividades que permitem que as crianças se desenvolvam cognitivamente.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O lúdico tem um significativo cultural e vem conquistando seu espaço, principalmente porque as crianças se influenciam no processo de assimilação e integração entre imaginação e fantasia, socialização e expressão, além de expressar o processo de estar ciente deste mundo. Conforme Almeida (2006, p 03). “O lúdico passou a ser reconhecido como uma das formas utilizadas para o estudo do comportamento humano".
Por meio de atividades lúdicas, as crianças podem não só testemunhar as formas pessoais e sociais desses momentos importantes com os próprios olhos, mas também se desenvolver em todos os aspectos da psicologia, física, mental, social e moral. Segundo Vygotsky (1998),
“O lúdico influencia muito desenvolvimento da Criança é através do jogo que a criança aprende a agir tem a curiosidade estimulada adquire iniciativa e autoconfiança Além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração”.
A ludicidade na educação infantil tornou-se uma das ferramentas que possibilita às crianças realizarem uma aprendizagem de qualidade a partir de técnicas que promovem o desenvolvimento de habilidades básicas nesse processo. Esta é uma atividade importante porque desenvolve a capacidade de atenção, memória e percepção, e todos os aspectos básicos relacionados à aprendizagem são processo de tornar a criança consciente de si mesma e do mundo.
Brincar não é uma perda de tempo, nem uma atividade trivial, é uma ocasião para aprender e trocar experiências. Por meio do desenvolvimento de sentido e autonomia nas relações interpessoais para geração de sentido e cultura, podemos observar que crianças sozinhas podem transmitir emoções e ansiedade expostas a qualquer momento, estabelecer vínculos afetivos, interagir e socializar.
A brincadeira também deriva da habilidade simbólica, nesta habilidade, as imagens são consideradas como base para a instrumentalização das crianças, com o objetivo de construir o conhecimento e sociais por meio de uma série de jogos. O desenvolvimento do entretenimento e ensinar requerem tempo e espaço para ser realizado, e o desenvolvimento consiste em uma experiência cultural universal e apropriada para as crianças, pois promove um crescimento saudável e as relações em grupo estimulam a comunicação e a interação.
2.1 O PAPEL DO LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Atualmente, a educação infantil tem por objetivo educar e cuidar da formação das crianças. Os professores são responsáveis por garantir que as crianças tenham plena experiência de desenvolvimento no processo. Os professores usam os jogos como ferramenta de ensino para ajudar no desenvolvimento e atingir seus objetivos.
Para os professores da educação infantil, os jogos podem ser uma ferramenta poderosa, pois auxiliam no processo de ensino e também no desenvolvimento geral. Segundo Kishimoto (1997, p.32) “para manifestar à conduta lúdica a criança demonstra o nível de seus estágios cognitivos e constrói conhecimentos”.
...