O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Por: ANDRESSAMORALES • 16/7/2019 • Artigo • 5.297 Palavras (22 Páginas) • 200 Visualizações
O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM[pic 1][pic 2]
Andressa Morales Gonçalves Maciel
RU 1271744
Lorena Decker (Orientadora)
RESUMO
Este artigo surgiu com o objetivo de oportunizar uma reflexão bibliográfica sobre o lúdico como suporte facilitador da aprendizagem, identificar aspectos do ludismo que favoreçam uma aprendizagem prazerosa e significativa, uma vez que o ato de brincar é intrínseco do ser humano. Teve como relevância investigar o jogo como aspecto mediador no processo ensino – aprendizagem. Embasou-se, teoricamente, nas idéias de Vygotsky, Macedo, Brougère, Piaget, entre outros, valorizando a inter-relação entre o sujeito e o brincar como possibilidade de aprendizagem. Percebeu-se que o sujeito que brinca e joga aprende a construir regras de convívio social. Portanto é fundamental investir no lúdico para garantir um aprendizado dinâmico e prazeroso promovendo a construção do conhecimento.
Palavras-chave: ludicidade – processo educativo – aprendizagem
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1 INTRODUÇÃO
Considerando que a atualidade exige uma transformação imediata da prática pedagógica do educador, decidiu-se oferecer uma proposta de trabalho: o lúdico na aprendizagem.
Justificou-se o presente artigo em virtude do alto índice de reprovação escolar e desinteresse dos educandos no estudo tradicional. Sente-se a necessidade de apontar as atividades lúdicas como instrumento pedagógico que contribui para uma aprendizagem eficaz e prazerosa. Diante deste fato utilizou-se o lúdico no sentido de nortear a construção do conhecimento significativo.
Contudo tornou-se essencial uma reflexão sobre o termo (lúdico). Esta reflexão teve como objetivo subsidiar uma melhor aprendizagem, através da ludicidade e identificar aspectos do ludismo que favoreçam uma aprendizagem prazerosa e significativa.
No presente trabalho procurou--se demonstrar a relação existente entre a educação e o lúdico e, como as atividades lúdicas facilitam a aprendizagem.
Desse modo buscou-se uma investigação sobre a importância do jogo como aspecto facilitador integral do sujeito (curiosidade, inteligência, afetividade, socialização, personalidade).
Realizou-se um estudo do que é atividade lúdica, um breve comentário sobre a influência do brinquedo e das situações lúdicas na criança, a origem do termo “lúdico” e todo o seu significado.
Em seguida enfocou-se a importância dos jogos e brincadeiras, bem como se realizou um resgate da concepção do vocábulo e um breve histórico de sua origem e evolução através dos tempos.
Também se comentou sobre o lúdico no contexto escolar, relacionando jogo, educação, compreendendo a importância do jogo no processo ensino – aprendizagem e enfocou-se a importância das atividades lúdicas.
Abordou-se sobre o lúdico no contexto escolar e à atuação do profissional da educação. Também se referenciou o “jogo em grupo” no ambiente escolar e toda a contribuição social que ele propiciou.
Outro fator relevante foi a utilização do lúdico como pré-requisito, norteando o trabalho pedagógico, referenciando a ludicidade como expressiva mediadora da construção do conhecimento, a influência da afetividade e da motivação (interesse) na aprendizagem.
Para finalizar, apresentaram-se as considerações finais do trabalho.
2 JOGO – ATIVIDADE MENTAL[pic 5]
O que é a atividade lúdica?
A atividade mostra todo o seu significado quando se passa a compreender a relação existente entre ela e o processo de desenvolvimento do sujeito.
Lúdico é o ato de jogar, de brincar. É uma função significante.
Conforme Piaget (1998) (apud AGUIAR, 1977, p.58), a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Portanto, indispensável à prática educativa.
A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a qual norteou este trabalho.
Vygotsky (1998) atribuiu um sentido amplo a brincar e jogar e abrange domínios pouco explorados. É necessário distinguir jogo e brincadeira. O conceito lúdico está vinculado à idéia de festa, divertimento, prazer, participação alegre e coletiva, com questões de afetividade e sensibilidade. Segundo Vygotsky (apud CUNHA, 1994, p.11) “brincar é importante porque é bom, é gostoso e dá felicidade, e ser feliz é estar mais predisposto a ser bondoso, a amar o próximo e a partilhar fraternidade”.
Segundo o autor, é brincando que a criança se desenvolve, exercitando suas potencialidades. O desafio contido nas situações lúdicas provoca o funcionamento do pensamento e leva a criança a alcançar níveis de desempenho que só as ações, por motivação intrínseca, conseguem. Brincando, a criança aprende com toda riqueza de aprender fazendo, sem estresse ou medo de errar, mas com prazer pela aquisição do conhecimento, da mesma forma que, através da brincadeira, há socialização, fazem-se amigos e aprende-se a conviver, respeitando o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo.
Os brinquedos são parceiros silenciosos que desafiam, possibilitando descobertas e estimulando a auto-expressão, assim como proporcionam oportunidades para a assimilação de idéias e formação de princípios. Contudo jogar, competir e participar de atividades lúdicas são excelentes oportunidades para que a criança (o adulto também) viva experiências que irão ajudá-lo a amadurecer emocionalmente e aprender uma forma de convivência mais enriquecedora.
Segundo Cunha (1994, p.31):
A criança que teve oportunidade de participar de muitos jogos e brincadeiras, aprendeu a trabalhar em grupo, por ter aprendido a aceitar as regras do jogo saberá, também respeitar as normas sociais (...) terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis à sua futura atuação profissional. O importante não é ter um grande número de brinquedos, mas sim, um grande número de experiências lúdica.
Acredita-se que o lúdico possibilitou a forma alternativa pedagógica capaz de inter-relacionar a aprendizagem de forma alegre e divertida dentro do ambiente escolar.
A palavra lúdica vem do latim “ludus” e significa brincar. Neste brincar incluem-se os jogos, brinquedos e divertimentos e é relativo à conduta daquele que realiza tais ações.
O lúdico, quando se faz presente, acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore.
A ludicidade teorizada e interpretada contribuiu concretamente para melhoria da aprendizagem, auxiliando na formação crítica do sujeito, definindo valores culturais e morais e modificando o seu relacionamento em sociedade.[pic 6]
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